25º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

Gigante! - 01/11/2024, 06:00 - Vitória Sacramento

Baía de Todos-os-Santos celebra seus 523 anos

Eventos foram realizados nesta quinta (31)

Evento foi realizado no Centro de Cultura Vereador Manoel Querino
Evento foi realizado no Centro de Cultura Vereador Manoel Querino |  Foto: Uendel Galter/Ag. A Tarde

Se você é baiano e nunca nadou em uma das praias da Baía de Todos-os-Santos, está perdendo uma experiência essencial. Essa, que é a maior baía do Brasil e a segunda maior do mundo, com 1.233 km² de extensão, está celebrando 523 anos. Nesta quinta-feira (31), parte da programação comemorativa foi realizada no Centro de Cultura Vereador Manoel Querino, na Câmara Municipal de Salvador.

Pela manhã, a Tenda Kirimurê trouxe uma instalação interativa e educativa, com videoaulas, aulas ambientais musicadas e painéis touch screen, abordando aspectos culturais, históricos e da biodiversidade da Baía e do Recôncavo. À tarde, o Seminário Baía de Todos apresentou dois painéis. O primeiro discutiu a preservação ambiental e o uso econômico sustentável da Baía, enquanto o segundo focou no patrimônio histórico, cultural e nas comunidades locais.

Luiz Carlos Brasileiro, diretor da Fundação Vovó do Mangue, explicou que o objetivo da Tenda Kirimurê é despertar o senso de pertencimento da população à Baía de Todos-os-Santos. “A população às vezes esquece que ela está ali; a gente vê, mas não enxerga”, disse Luiz Carlos. Ele enfatizou a importância da Baía para a formação econômica do Brasil e da Bahia e a necessidade de preservá-la. “A intenção é chamar a atenção da população para que cada um faça sua parte e preserve esse ambiente único.”

Clara Paraguassu, de 24 anos, contou que descobriu o evento por acaso. Ela revelou que estava acompanhando a mãe quando se deparou com a programação e decidiu assistir ao seminário. “Eu não sabia que isso tudo ia acontecer aqui hoje. Tenho um ateliê no Pelourinho e quando chegamos, estava acontecendo esse evento incrível. Achei o tema muito interessante, com as imagens, a música, tudo. Cada detalhe foi um convite para que eu me conectasse ainda mais com essa questão artística e ambiental, que sempre fez parte da minha vida,” disse Clara.

Ela completou: “Eu vejo essa iniciativa como uma valorização da nossa história e da Baía de Todos-os-Santos, um lugar de enorme importância para o Brasil. Estamos há 523 anos com essa beleza natural, e é fundamental que a gente mostre cuidado e respeito por ela”.

Nesta sexta (1º), a comemoração continua com o evento “Kirimurê, do Recôncavo à Salvador” na Praça Maria Felipa, no bairro do Comércio, das 9h às 13h. A celebração inclui apresentações de samba de roda, charanga, capoeira, afoxé e um show do grupo maragojipano Cantarolama, liderado pelo cantor e ativista ambiental Carlinhos de Tote.

exclamção leia também