O Brasil comporta em torno de 1,3 milhão de quilombolas identificados, dos quais 397.095 estão residindo em território baiano, segundo o Censo 2022 do IBGE. Isso significa que a Bahia abriga aproximadamente 29,9% da população quilombola do país, tornando-se a unidade da federação com o maior percentual dessa população.
Mais uma vez, é na Bahia, no âmbito municipal, que se encontra destaque. O município de Senhor do Bonfim, situado no sertão baiano, abriga uma comunidade significativa de 15.999 quilombolas, estabelecendo-se como o município brasileiro com o maior número de moradores de quilombo. Em segundo lugar, vem Salvador, com uma população remanescente de 15.897, também expressiva e próxima do líder nesse aspecto.
Além disso, há outros municípios na Bahia que também merecem destaque no ranking de população quilombola. Como o Campo Formoso, que ocupa a oitava posição nacional com 12.735 quilombolas, a cidade de Feira de Santana está em nono lugar com 12.190, e Vitória da Conquista em décimo com 12.057.
Na Bahia, ainda se destaca o município de Bonito, que tem 50,3% de sua população autodeclarada quilombola. É a quinta cidade com o maior percentual de moradores de quilombo no Brasil.
Os 397.095 quilombolas baianos representam 2,81% do total da população da Bahia. Nesse quesito, o Maranhão supera, com 3,97% de seu contingente populacional se autodeclarando morador de quilombo.