27º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

Coisa boa! - 02/02/2026, 21:00 - Da Redação

Bahia entrega primeira CNH do Brasil emitida no estado

Documento foi entregue em Salvador e promete facilitar a vida de quem sonha em tirar a carteira sem gastar uma fortuna

CNH foi entregue nesta segunda-feira (2)
CNH foi entregue nesta segunda-feira (2) |  Foto: Amanda Ercília/GovBA

A Bahia saiu na frente e entrou para a história nesta segunda-feira (2). O estado entregou a primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do Brasil emitida no novo formato, dentro do programa CNH do Brasil. A cerimônia aconteceu na sede do Detran-BA, em Salvador, e marcou um novo capítulo para quem sonha em tirar a carteira sem gastar uma fortuna.

Leia Também:

O primeiro habilitado foi o soldador André Ricardo, que saiu do Detran com a CNH nas categorias A e B em mãos. Em apenas 15 dias, André concluiu todas as etapas e já está oficialmente autorizado a dirigir.

“Vim de férias para a Bahia e, como precisava ampliar minhas oportunidades de emprego no país onde moro, aproveitei a facilidade. Fiz tudo online, segui os passos e, quando vi, estava recebendo minha carteira. Ainda consegui economizar para curtir mais as férias”, contou André, todo satisfeito.

Durante o evento, o Detran-BA também assinou a portaria que fixa em R$ 180 o valor do exame médico e do exame psicológico. O laudo também custa o mesmo valor. Com isso, a Bahia passa a cumprir 100% das exigências da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) para a emissão da CNH do Brasil.

Segundo o diretor-geral do Detran-BA, Max Passos, a partir desta terça-feira (3), o processo fica totalmente integrado. “O candidato vai poder agendar aulas teóricas pelo aplicativo da CNH do Brasil e realizar exames com valores reduzidos. A ideia é facilitar a vida do cidadão, deixando tudo mais rápido e acessível”, explicou.

CNH do Brasil

O programa CNH do Brasil promete modernizar e baratear a obtenção da habilitação. Entre as novidades estão aulas teóricas à distância, instrutores autônomos e integração com programas estaduais de CNH Social, que garantem a primeira carteira gratuita para pessoas de baixa renda inscritas no CadÚnico.

Outra mudança importante é a liberação do uso de veículos automáticos durante o exame prático, o que deve facilitar a vida de quem vai tirar a carteira.

Todo o processo pode ser iniciado pelo aplicativo CNH do Brasil ou pelo site oficial do Ministério dos Transportes. O conteúdo teórico é gratuito e online, permitindo que o candidato estude no próprio ritmo, sem sair de casa.

exclamção leia também