Justo no mês do Maio Amarelo, campanha que pede paz no trânsito, uma pesquisa trouxe uma notícia que tem tudo ferir o ego do povo baiano, conhecido pela sua boa receptividade: a Bahia está entre os estados com motoristas e pedestres mais rudes do Brasil. A pesquisa foi feita pela plataforma de idiomas Preply.
De acordo com o estudo, que avaliou a maneira como as pessoas se comunicam no trânsito em várias regiões, a Bahia, junto com São Paulo e Rio de Janeiro, está no topo da lista de lugares com mais hostilidade. Os dados chamam a atenção: 7 em cada 10 pessoas já viram brigas e xingamentos no trânsito, e 40% disseram que já foram vítimas diretas dessas agressões pelo menos uma vez.
Para fazer a pesquisa, a Preply ouviu gente de todos os estados do Brasil. Na Bahia, muita gente falou sobre suas experiências com violência no trânsito, contando sobre os xingamentos e atitudes que acabam virando briga.
Por outro lado, a pesquisa também mostrou quais são os estados mais tranquilos no trânsito, aqueles que apresentam maior nível de gentileza: Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Minas Gerais estão no top 3.