O número de casos prováveis de dengue na Bahia atingiu 16.771 em 2024, até o dia 24 de fevereiro. Este dado representa um incremento de quase 100% em relação a 2023, quando, no mesmo período, foram notificados 8.408 casos prováveis.
A elevação foi puxada, principalmente, por municípios como Vitória da Conquista e Feira de Santana, ambos em situação epidêmica. No total, 64 municípios estão em situação de epidemia para dengue.
Até o momento, há quatro óbitos confirmados pela Câmara Técnica Estadual de Análise de Óbito, sendo um em Ibiassucê, dois em Jacaraci e um em Piripá. Uma morte é investigada em Feira de Santana.
Leia também
Entenda por que hemorragia não é o principal sintoma da dengue grave
Adolescente morre na Bahia com suspeita de dengue grave
A resposta do governo estadual à dengue inclui a aquisição de novos carros de Ultra Baixo Volume (UBV), também conhecidos como fumacês; distribuição de aproximadamente 12 mil kits para os agentes de Combate às Endemias; intensificação dos mutirões de limpeza com o auxílio das forças de segurança e emergência; além da utilização de agentes com bombas costais em diversas cidades.
A Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) lembra a importância de a população continuar seguindo as recomendações de prevenção, como eliminar água parada, usar repelente e procurar assistência médica ao identificar sintomas da doença.