Um avião da companhia Azul Linhas Aéreas foi retirado de matagal nesta quinta-feira (18), após 8 dias que realizou uma ultrapassagem fora de curso dos limites de uma das pistas de pouso do Aeroporto Internacional de Salvador. A aeronave foi levada para um pátio e irá passar por uma perícia.
A perícia será realizada pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), que busca agora fazer identificação do que motivou a ocorrência. O incidente com pouso do avião aconteceu na madrugada do dia 10 de maio, quando havia aproximadamente 105 passageiros na aeronave.
Haverá uma coleta que vai datar a confirmação de dados, a preservação de indícios, a verificação inicial de danos causados à aeronave, ou pela aeronave, e o levantamento de outras informações necessárias ao processo de investigação.
A aeronave chegou ao Aeroporto de Salvador no horário que já era previsto pela companhia aérea, às 1h35, do dia 10 de maio. A Azul, no entanto, ainda não informou o motivo do avião não ter conseguido parar na pista e o que motivou a realização da manobra para o matagal.
A assessoria do aeroporto afirmou que o local onde o avião parou é uma área de segurança que é projetada para atender a esse tipo de demanda, em situações em que ocorrem ultrapassagens fora dos limites da pista de pouso.