Na manhã desta terça-feira (14), um Airbus da Latam esteve muito perto de causar um grave acidente no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo.
O avião, que estava seguindo para São José do Rio Preto, no interior paulista, teve uma parada na cidade de Catanduva quando tudo aconteceu. Os pilotos tentaram pousar a aeronave na pista errada, mas foram alertados pela torre de controle.
A pista de Catanduva é curta e estreita, sendo inapropriada para pousos de jatos do tamanho do Airbus A320. Quando a torre de controle entrou em contato com os pilotos, o procedimento de aterrissagem estava quase completo. O Airbus estava cerca de 300 metros do chão quando foi avisado que o aeroporto que eles avistaram da cabine, não era o de São José do Rio Preto e, sim o de Catanduva.
”O senhor está visual com Catanduva”, avisou o controlador ao comandante da aeronave.
Segundo especialistas em aviação, se a aeronave tivesse conseguido pousar em Catanduva, teria acontecido uma grande tragédia. Porque a pista tem 935 metros de comprimento e, apenas 20 metros de largura, tamanho menor que o recomendado para aeronaves tipo o Airbus A320. Sendo o recomendado 45 metros de largura, de acordo com o manual.
Isso significa que o risco era grande se os trens de pouso do avião tocassem o chão fora do pavimento da pista, o que poderia levar à perda de controle da aeronave e causa um acidente de enormes proporções.
Pessoas que passavam próximo a pista do aeroporto, estranharam a aproximação da aeronave. “Rapaz, cara! Um Airbus aqui? ‘Ô loco’! O que é isso?”, disse um homem ao ver o avião.
A Latam emitiu a seguinte nota:
“A Latam Airlines Brasil informa que o voo LA4640 (São Paulo/Guarulhos-São José do Rio Preto) de hoje (14/11) pousou em total segurança no aeroporto de São José do Rio Preto às 09h31. Todos os passageiros foram desembarcados normalmente. A aeronave iniciou descida na altura de Catanduva até o destino final. A Latam reforça que todas as suas ações visam garantir uma operação segura.”