29º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

Acabou a verba? - 29/11/2023, 15:51 - Da Redação

Atraso no repasse da verba: Santa Casa suspende cirurgias oncológicas

Unidade de Feira suspende realização de cirurgias porque está sem recursos para manter procedimentos médicos

Santa Casa suspende cirurgias por falta de verba
Santa Casa suspende cirurgias por falta de verba |  Foto: Divulgação/Lineia Fernandes

Procedimentos médicos para a realização de cirurgias oncológicas na boca, laringe e faringe, que são feitos através do Sistema Único de Saúde (SUS), foram suspensos na Santa Casa de Misericórdia de Feira de Santana em razão ao atraso no repasse de verbas da prefeitura. A informação foi repassada pelo vereador Silvio Dias (PT), nesta quarta-feira (29), na Câmara.

De acordo o vereador, a Prefeitura Municipal precisa ter mais atenção quando se trata do repasse das verbas a esta instituição filantrópica. Outro vereador, Professor Ivamberg (PT) também falou sobre o tema. Ele disse que os recursos repassados pelo Município à Unacon - Unidade de Alta Complexidade em Oncologia da Santa Casa - são resultados do Governo Federal.

Segundo o parlamentar, a Prefeitura recebeu, neste ano, R$ 5 milhões destinado ao tratamento oncológico. No entanto, ele diz, não houve repasse à entidade filantrópica.

O vereador também afirmou que o atraso desses procedimentos cirúrgicos podem levar os pacientes à morte. “Com a suspensão desse atendimento em Feira, os pacientes estão sendo encaminhados para Salvador. Sem condições de irem para Salvador, eles podem acabar morrendo porque o câncer avança muito rápido”.

exclamção leia também