25º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

Ajuda necessária - 06/05/2023, 07:00 - Maria Laura S. de Souza - Atualizado em 06/05/2023, 09:03

Associação recebe ajuda após estragos causados pela chuva

As doações podem ser realizadas em qualquer valor pelo pix na chave CNPJ 04.087.181/0001-96, ou pelo QR Code

Associação Clara Amizade recebe ajuda após ajuda
Associação Clara Amizade recebe ajuda após ajuda |  Foto: divulgação

As fortes chuvas nas últimas semanas trouxeram prejuízos à sede da Associação Clara Amizade, que fica na rua Eduardo Santos, nº1 – Piatã. Com materiais, móveis e eletrodomésticos danificados, a iniciativa está realizando uma campanha de arrecadação para poder voltar as atividades regulares. As doações podem ser realizadas em qualquer valor pelo pix na chave CNPJ 04.087.181/0001-96, ou pelo QR Code.

Com os danos provocados pela chuva, não foi possível realizar um dos maiores eventos de arrecadação da Clara Amizade, que aconteceria hoje. “É o Terceiro Bazar Solidário, e ele é muito importante porque é arrecadação de recursos livres, esses recursos são empregados na manutenção das atividades, oficinas e cursos profissionalizantes, livros, materiais pedagógicos, merendas entre outros artefatos”, explica Diego Costa, coordenador de comunicação da Associação.

Ainda não foi possível calcular o valor do prejuízo, mas, além da arrecadação em dinheiro, também podem ser doadas roupas, sapatos, bolsas e afins.

Na quarta-feira, dia 3, os funcionários foram surpreendidos com um grande volume de água que invadiu a parte dos fundos do prédio. De acordo com Diego, a CODESAL esteve presente no local para fazer uma vistoria e análise da área. Até as 10h50 de ontem, não havia sido emitido o relatório da consulta. Alguns funcionários com mais tempo de trabalho na Instituição relataram nunca ter visto um volume de água tão grande no local.

Dentre os materiais afetados pela água estão armários, geladeira, material para merenda, livros e roupas arrecadadas para o bazar. A previsão da administração é que as atividades retornem no dia 09, com a esperança de poder organizar novamente o bazar. “No último ano conseguimos arrecadar em torno de 7 mil reais, então nosso intuito é levantar algum valor diante do cancelamento do nosso evento”, completa Diego.

A Clara Amizade conta com 4 núcleos em Salvador. Hoje a instituição atende 326 crianças, adolescentes e jovens e 19 colaboradores. Além destes, a instituição estabelece vínculos de voluntariado com outros órgãos, que oferecem serviços gratuitos de educação, saúde e lazer. Na casa sede funcionam as redes de planejamento, contabilidade, coordenação de projetos, coordenação de pedagogia, auxiliar administrativo e mobilização de recursos. É de lá que sai também a merenda, que é distribuída nos outros 3 pontos de atuação.

A Clara Amizade é uma iniciativa francesa que veio ao Brasil por meio de missionários. Desde seu nascimento em 13 de maio de 2000, vem abrindo cada vez mais o leque de atividades, criando parcerias e favorecendo novas possibilidades de formação adaptadas segundo as faixas etárias. São oferecidas atividades de relevância pública e social, assistência social e combate à pobreza, desenvolvimento da cultura e artes através de eventos, exposições, festivais, espetáculos, mostras, oficinas e concursos artísticos.

Jadson França, educador social de teatro, penaliza o ocorrido. “Essa enchente foi algo que fugiu do nosso controle. Não prejudica só a sede, mas todos os núcleos onde damos aula. Essa casa é a raiz da Clara Amizade, então se puderem dar uma ajuda, se solidarizar... Pra gente voltar a fazer o que sabemos de melhor, que é ajudar essas crianças e adolescentes”, apela.

exclamção leia também