24º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

Colabore - 22/11/2024, 06:00 - Vitória Sacramento

Artistas fazem rifa para viagem de intercâmbio cultural na África

Proposta do grupo, que surgiu em Salvador, é aprofundar a pesquisa sobre trocas culturais entre o Brasil e a África

Componentes do Mares da Música
Componentes do Mares da Música |  Foto: Divulgação

Um grupo de artistas baianos está promovendo um financiamento coletivo para realizar uma viagem que visa conectar culturas e ritmos afro-diaspóricos. Os integrantes do projeto 'Mares da Música', composto pelos músicos Weslei, Rayan Ribeiro e Felipe Santana, além da artista visual Zeza Maria, embarcarão em dezembro para Moçambique, com o objetivo de explorar as conexões entre as tradições musicais da Bahia e as de países africanos lusófonos.

A proposta do grupo, que surgiu em Salvador, é aprofundar a pesquisa sobre trocas culturais entre o Brasil e a África, especialmente por meio da música. Weslei, um dos idealizadores do projeto, enfatiza a relevância dessa vivência: “Para mim, é uma honra imensa. Sou um artista negro de Salvador, nascido na Liberdade, e parte de um terreiro de candomblé. Toda essa experiência está impregnada pela África, e poder apresentar nossa música na Terra Mãe será inesquecível”.

Embora o projeto tenha recebido apoio parcial através do edital de Mobilidade Cultural da SECULT-Bahia, ainda há custos pendentes, como transporte e alimentação. Para cobrir essas despesas, o grupo lançou uma rifa com três prêmios exclusivos: duas fotografias assinadas por Zeza Maria e aulas de violão ministradas por Weslei.

São 500 números disponíveis, ao custo de R$ 20 cada, e as vendas estão sendo feitas através do Instagram do projeto (@maresdamusica). O sorteio será realizado no dia 25 de novembro, às 20h, em uma live transmitida na plataforma.

Durante a estadia em Moçambique, o grupo planeja promover oficinas de vivências musicais em Maputo, além de apresentações e registros audiovisuais que serão utilizados em um documentário. De volta ao Brasil, eles realizarão exibições do filme e um pocket show para estudantes da rede pública, promovendo um bate-papo sobre as experiências vividas.

exclamção leia também