25º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

Homenagem - 31/07/2025, 22:40 - Da Redação

Artistas e lideranças recebem Ordem 2 de Julho; veja lista

Grandes nomes da música e arte baiana se tornaram comendadores e cavaleiros do estado

Evento foi celebrado no Museu de Arte Contemporânea
Evento foi celebrado no Museu de Arte Contemporânea |  Foto: Caio Diniz / Secult

A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia distribuiu honrarias para grandes nomes da cultura popular brasileira, nesta quinta-feira (31). Símbolo máximo de reconhecimento a quem atua em defesa da liberdade e dos direitos do povo baiano, a Ordem 2 de Julho – Libertadores da Bahia foi entregue em uma celebração no Museu de Arte Contemporânea da Bahia (MAC Bahia), no bairro da Graça, em Salvador.

Entre os agraciados com a comenda estão nomes de relevância no cenário da cultura, como os cantores Adelmário Coelho, Maria Bethânia e Daniela Mercury; o poeta popular Bule Bule; a ialorixá Juvani Nery; e o Terreiro Ilê Axé Opô Afonjá. Ao todo, 18 personalidades e instituições receberam a honraria das mãos do governador Jerônimo Rodrigues.

As cantoras Daniela Mercury e Maria Bethânia, por conta da agenda, receberão o título em outra ocasião. O secretário de Cultura do Estado, Bruno Monteiro, esteve presente ao lado de autoridades e convidados. Este ano, uma das novidades foi a homenagem ao forró, ritmo reconhecido como patrimônio cultural brasileiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Orquestra Sanfônica da Bahia
Orquestra Sanfônica da Bahia | Foto: Caio Diniz / Secult

A celebração da música nordestina foi refletida na abertura da cerimônia, com apresentações da Orquestra Sanfônica da Bahia e do trio Adelmário Coelho, Jeanne Lima e Del Feliz, que encantaram o público ao lado do Balé Folclórico da Bahia (BFB). A direção artística do espetáculo foi assinada por Vavá Botelho, cofundador do BFB.

Para o secretário Bruno Monteiro, a homenagem reforça o papel da cultura como eixo de resistência e transformação. “A Ordem 2 de Julho é uma expressão do compromisso do Governo da Bahia com a valorização de quem constrói a história do nosso estado. Ao reconhecer mestres, artistas e lideranças religiosas, reafirmamos que liberdade, cultura e diversidade não são apenas símbolos do passado, mas princípios que orientam nossas políticas públicas”, afirmou.

A Ordem 2 de Julho – Libertadores da Bahia é instituída pela Lei 11.902, de 20 de abril de 2010, e é concedida a pessoas e instituições que prestam relevantes serviços ao Estado da Bahia e ao Brasil. A cerimônia integra a programação comemorativa pelos 202 anos da Independência do Brasil na Bahia, celebrada no último dia 2 de julho. A honraria é dividida em três graus: Grã-Cruz, concedida aos chefes de Estado; Comendador e Cavaleiro, para autoridades e altas personalidades civis, militares e religiosas.

Evento foi celebrado no Museu de Arte Contemporânea
Evento foi celebrado no Museu de Arte Contemporânea | Foto: Caio Diniz / Secult

Foram agraciados com o Grau de Comendador:

- Adelmário Coelho

- Bule Bule (Antônio Ribeiro da Conceição)

- Daniela Mercury

- Maria Bethânia

- Emiliano José

- Ricardo Alban

- Rádio Sociedade da Bahia

- Terreiro Ilê Axé Opô Afonjá

- Edvaldo Brito

- Mário Kertész

Já o Grau de Cavaleiro foi concedido aos seguintes nomes:

- Raymundo Paraná Ferreira Filho

- Amabília Vilaronga de Pinho Almeida

- Mãe Juvani (Juvani Nery Viana Jovelino)

- Marli Aparecida Carrara

- José Medrado

- Dom Itamar Navildo Vian

- Comandante Eudélio Carlos Dourado

- Apóstolo Ivan Milton Pitzer de Souza

exclamção leia também