
O artista visual Samuel Cruz inaugura, de 1º a 30 de outubro, no Shopping Apipema, em Salvador, a exposição 'Memórias Afetivas Infantis', que celebra o mês das crianças resgatando brincadeiras tradicionais como amarelinha, baleado, perna de pau, guiador e pular corda. As obras, produzidas com papel jornal, ganham forma tridimensional em molduras que remetem às lembranças da infância, despertando nostalgia principalmente nos adultos que vivenciaram esses momentos.
Leia Também:
Morador de Ondina e estudante do sétimo semestre de Artes Visuais, Samuel, de 41 anos, descobriu o talento artístico após um acidente de trabalho como motorista carreteiro. Em 2014, uma paralisia na mão direita o levou à fisioterapia, onde foi incentivado a realizar trabalhos manuais. “A arte chegou para ressignificar a minha vida e a minha história. Ela me mostrou que eu sou capaz, que acessos a lugares são permitidos, e tem me oportunizado transformações grandiosas”, afirma.

Com preços entre R$ 1.200 e R$ 1.700, as obras também podem ser visitadas no ateliê do artista, localizado no Alto de Ondina, onde ele mantém cerca de 15 trabalhos prontos. Para Samuel, além de resgatar memórias, a mostra é uma forma de emocionar e aproximar o público de valores que hoje já não fazem parte da rotina das novas gerações.

Em janeiro de 2026, Samuel levará suas esculturas em papel jornal para a África do Sul, onde participará de uma exposição internacional. “Sem a arte, eu acho que não seria quem sou hoje. Ela mudou a minha trajetória e me proporcionou horizontes que jamais imaginei”, conclui.
Mais informações podem ser encontradas no Instagram do artista: @samuelcruzartepapel.
*Sob supervisão do editor Anderson Orrico