Golpistas tem se aproveitado da situação complicada no Rio Grande do Sul para comover e colocar pessoas em situação de laranjada. Os ardilosos estão usando a imagem da Havan e do empresário Luciano Hang nos atos.
Os espertinhos, por meio de perfis fakes nas redes sociais, utilizam inteligência artificial para recriar a voz de Luciano Hang. Nos vídeos publicados, eles simulam falas do empresário anunciando promoções de produtos na Havan para ajudar as vítimas do RS.
Um site contendo o nome da empresa também foi criado com o intuito de enganar a população e coletar doações em PIX, afirmando ser destinado aos afetados pelas enchentes no sul do país.
Leia mais:
Em 24 horas, número de desabrigados dobra no Rio Grande do Sul
Chuvas deixam 30 cidades em situação de emergência no Maranhão
Restaurante de Salvador é flagrado furtando energia elétrica
A Havan se pronunciou e alertou a galera para a situação de golpe, informando que o Troco Solidário é a única forma de ajudar as vítimas do Rio Grande do Sul. A ação é realizada apenas presencialmente em qualquer uma das 176 unidades da loja no Brasil, sem precisar comprar nada. Toda a ajuda da varejista ao Rio Grande do Sul tem sido informada oficialmente pelas redes sociais da empresa.
O setor jurídico da loja está ciente da situação e segue realizando as devidas medidas judiciais para identificar e punir os golpistas responsáveis. A Havan lamentou que, em um momento tão triste, pessoas de má índole estejam se aproveitando para aplicarem golpes.
Todas as ofertas ou promoções da Havan são divulgadas nos perfis oficiais da empresa (@havanoficial) ou pelo site havan.com.br.