Milhares de pessoas, sejam fiéis ou aqueles que gostam de estar presentes na tradicional festa, se reuniram no início da manhã desta quinta-feira, 12, na frente da Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia, para acompanhar a saída da imagem do Senhor do Bonfim com destino a Colina Sagrada durante a tradicional Lavagem do Bonfim.
O cortejo começou por volta das 8h e desde então milhares de pessoas fazem o percurso de pouco mais de 9 km. Além dos fiéis, estiveram presentes também políticos, como governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), seus secretários, o vice-governador Geraldo Júnior (MDB), os deputados Antonio Brito (PSD) e Lidice da Mata (PSB), além de deputados estaduais, vereadores e o prefeito de Salvador, Bruno Reis (União).
"Feliz de ver a imagem do Bonfim, de participar dessa que é uma dasgrandes festas de Salvador e parabenizar todos os que estão, os que se foram. É momento de agradecer, pedir saúde e se ver livre dessa pandemia. Que a gente possa restabelecer nossa vida e ter um 2023 de muitas realizações", disse o auxiliar de portaria, Jorge Luís, morador de Brotas que esteve no início do percurso.
"Eu vim como soteropolitana. A Lavagem do Bonfim é uma festa muito bonita, algo que mexe comigo, me emociona e mostra essa tradição que a gente tem do sagrado com o profano, do sincretismo religioso. Entra o catolicismo, a Umbanda, o Candomblé, eu admiro que a gente como baiano sabemos viver isso", disse a Antropóloga Ananda, que foi ao festejo com uma camisa branca do Bahia.
Durante todo o trajeto, as diversas manifestações culturais estavam presentes, com imagens de orixás e homenagens a Oxalá, como o Senhor do Bonfim é identificado nas religiões de matriz africana.
Frequentadora festa anualmente desde 1980, Dona Raimunda, de 71 anos, afirmou que irá cumprir todo o trajeto, da Conceição da Praia até o Bonfim. "Abençoado o nosso Senhor do Bonfim, com nossa garra depois de dois anos de pandemia, dois anos sem lavagem, eu estou vitoriosa e graças a deus não tive empecilho", contou à reportagem do A TARDE.
A festa marca o retorno da Lavagem do Bonfim após dois anos sem celebração, devido a pandemia causada pela Covid-19.