29º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

de novo? - 16/08/2023, 21:24 - Clara Oliveira

Após descoberta de nova variante, cientistas orientam uso de máscaras

Até o momento nova subcepa só foi localizada na Dinarmarca e em Irsael

Nova variante tem nível alarmante de mutação
Nova variante tem nível alarmante de mutação |  Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

Cientistas fizeram novas orientações para o retorno do uso de máscaras, após o aparecimento de uma variante da Omicron, responsável por causar Covid-19. Além da subvariante, a Eris é motivo de alerta já que o seu grau de mutação e disseminação é alto.

De acordo com o jornal O Globo, a subvariante que não tem um nome oficial, mas chamada por ‘BA.6’, está fazendo com que algumas pessoas tenham temor em que um quadro preocupante do novo-coronavírus possa acontecer nas próximas semanas.

Segundo o site Mirror, até então, a nova subcepa só foi localizada na Dinamarca e em Israel, no entanto, existe um nível alarmante de mutação, segundo cientistas. A especialista em saúde primária da Universidade de Oxford, Trisha Greenhalgh, usou as redes sociais para alertar sobre a nova subvariante.

"Meus vários grupos de WhatsApp de ciência estão fervilhando. Clipes e diagramas de linhagem genética voando para frente e para trás. Eu entendo pouco do detalhe, mas parece que é mais uma vez hora de usar máscaras".

Para a professora Christina Pagel, matemática da University College London, membro efetivo do Grupo Independent SAGE é “muito cedo” para avaliar, porém, declarou que a variante tem “muitas novas mutações que a tornam diferentes das cepas anteriores do Omicron”.

exclamção leia também