26º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

Estudo de Medicina Veterinária - 03/04/2023, 17:48 - Da Redação- Atualizado em 03/04/2023, 18:54

Após autorização, UFSC inicia plantio da 'verdinha' para pesquisa

Justiça Federal de Florianópolis liberou o plantio para pesquisa de Medicina Veterinária

Justiça Federal de Florianópolis liberou o plantio para pesquisa de Medicina Veterinária
Justiça Federal de Florianópolis liberou o plantio para pesquisa de Medicina Veterinária |  Foto: Divulgação

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) meteu mão no plantio das primeiras mudas da 'maria joana' três meses após a Justiça Federal autorizar o cultivo da verdinha. A erva vai ser aplicada para pesquisas em Medicina Veterinária da instituição. As informações são do Estadão.

A 1ª Vara da Justiça Federal de Florianópolis concedeu a liberação de cultivo ao pesquisador e professor Erik Amazonas, do Centro de Ciências Rurais da UFSC, em dezembro. A universidade é a primeira do Brasil com autorização para estudos em Medicina Veterinária.

Os pesquisadores devem produzir os extratos da maconha depois do cultivo das primeiras plantas em laboratório, entre cinco e seis meses. As verdinhas produzidas em Santa Catarina têm origem de uma variedade rica em Canabidiol (CBD), utilizada para a produção de medicamentos.

“Temos o Laboratório Multiusuário de Análise Instrumental (Lamai) no câmpus de Curitibanos que tem condições de realizar extrações alcoólica, hidroalcoólica, por ultrassom, dentre outras. Um dos desdobramentos de pesquisa que iremos abordar é o desenvolvimento de diferentes métodos de extração e de formulações para uso veterinário”, explicou Erick Amazonas.

exclamção leia também