25º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

Boa iniciativa - 22/08/2024, 06:00 - Silvânia Nascimento

APAE dá início à Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual

Várias atividades serão realizadas até o dia 28

Haverá apresentação artística da Companhia Opaxorô
Haverá apresentação artística da Companhia Opaxorô |  Foto: Divulgação

Com o objetivo de conscientizar a sociedade, incentivar políticas públicas e promover a inclusão social, a Associação de Pais e Amigos Excepcionais (Apae) de Salvador, abraça mais uma edição da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, comemorada anualmente entre os dias 21 e 28 de agosto. Este ano a campanha tem como tema 'Nossa História, Quem Somos e o Que Fazemos', que traz como referência a trajetória das Apaes do Brasil na busca pela construção de uma sociedade mais justa, principalmente para pessoas que se enquadram nesse grupo, já que, diariamente, sofrem tantos preconceitos e exclusões.

Quem conta mais sobre a temática é Jaqueline Braz, coordenadora de Assistência Social da Apae SSA. "É um momento para apresentar a riqueza dessa história da contribuição das APAES para as pessoas com deficiência, como também para reafirmar o nosso compromisso com essa inclusão das pessoas através de melhores condições de qualidade de vida, bem-estar, oportunidades de educação, de trabalho, de saúde. Então, o tema desse ano nos incita e nos desperta para pensar o que que a gente ainda tem de obstáculos e quais são os nossos próximos desafios para que a gente continue a realizar esse trabalho pela inclusão", esclareceu.

Até o dia 28 deste mês, várias atividades para despertar a conscientização e permitir a troca de experiências e conhecimentos, serão promovidas na capital baiana. Hoje, por exemplo, às 15h, haverá apresentação artística da Banda Opaxorô e Cia de Dança da Apae Salvador, e participação da educanda Ruth Souza. O evento será realizado no Teatro Xisto Bahia, Rua General Labatut, n° 27, nos Barris, e totalmente gratuito. Ao longo dos dias haverá outras atividades como contação de histórias, apresentação sinfônica da Polícia Militar, palestra com representantes do Tribunal de Justiça, Ministério Público e outras.

"A nossa programação, da Apae de Salvador, tem momentos formativos para a nossa equipe, atividades para os nossos usuários, pessoas com deficiência, suas famílias e, também, oportunidades abertas para toda a sociedade que queira participar.

A programação completa está redes sociais da Apae Salvador. Quem também quiser conhecer um pouco mais da instituição, formas de realizar doações d conhecer essa nossa história, pode acessar o nosso site www.apaesalvador.org.br", convidou Jaqueline.

Atualmente mais de 600 beneficiários são atendidos pela Apae da capital baiana. "Na nossa unidade de assistência social temos, em média, 360 jovens e adultos com deficiência intelectual, sendo acompanhados com as suas famílias semanalmente. Nossa unidade educativa, que também faz um trabalho de acompanhamento continuado, ela tem uma média, também, de 350 crianças na faixa etária escolar. Ainda têm os serviços médicos que a Apae disponibiliza para toda a população e para as pessoas com deficiência, de acordo com as suas necessidades de saúde", destacou a coordenadora.

exclamção leia também