
O jovem Luan Gama, de 11 anos, ex-participante do quadro 'Pequenos Gênios', do 'Domingão do Huck', obteve na Justiça o direito de ingressar na Universidade do Estado do Amazonas (UEA) após ser aprovado no vestibular da instituição na área de matemática.
A decisão judicial reconheceu o talento excepcional de Luan, permitindo que alunos do ensino fundamental ou médio, considerados superdotados, possam ser matriculados em séries mais avançadas, alinhadas ao seu desempenho escolar.
Em declaração ao Estadão, Luan expressou sua grande felicidade, surpreendido por ter sido aprovado mesmo acertando apenas metade das questões, sendo "salvo" pela redação.
Sua mãe, Lara Gama, explicou que o interesse de Luan em seguir uma vida acadêmica precoce surgiu após ler uma notícia sobre a aprovação de um adolescente de 14 anos em um vestibular.
Atualmente, Luan está se preparando para realizar provas de aceleração na Secretaria de Educação do Amazonas (Seduc-AM). Caso seja aprovado, receberá os diplomas de formação no ensino básico e médio, necessários para efetuar a matrícula na universidade. O prazo para apresentar os diplomas à UEA é 15 de fevereiro, embora as datas das avaliações ainda não tenham sido definidas. Caso não consiga a tempo, Luan começará o 6º ano do ensino fundamental em uma instituição privada, onde recebeu uma bolsa integral de estudos.