
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou, nesta sexta-feira (2), o recolhimento e proibiu a comercialização, distribuição, importação, divulgação e uso de um lote falsificado do Hidrafemme Gel Hidratante Intravaginal. O lote afetado é o 2 2511006.
Leia Também:
Segundo a Anvisa, a decisão foi tomada após a Helianto Farmacêutica Ltda., detentora do registro do dispositivo médico, identificar unidades vendidas em uma plataforma de comércio eletrônico com características diferentes das presentes na embalagem original.
Além do gel intravaginal, a agência determinou medidas contra outros cosméticos e saneantes considerados irregulares.

Anvisa apreende antitranspirante falsificado
Também foram determinados o recolhimento e a apreensão dos lotes 614323 e 614326 do Perspirex Strong Antitranspirante Axilar.
A Megalabs Farmacêutica S.A., empresa cujos dados foram utilizados nos produtos, informou à Anvisa que desconhece a fabricação dos itens. Por isso, a agência proibiu a fabricação, importação, venda, distribuição, divulgação e utilização dos produtos.
A determinação também alcança o MAV C-22 Solvente Removedor de Cola Mega Hair e o GhostBond XL With Extra Moisture Control Cola para Próteses Capilares. De acordo com a Anvisa, os produtos são fabricados por empresas desconhecidas e, por isso, não podem ser comercializados ou utilizados.
Produtos de limpeza também são proibidos
A Anvisa proibiu a fabricação e a comercialização dos saneantes Desincrustante Ácido DX 1:40 Mult-Cap Mult Jet e Água Sanitária Mult Jet, produzidos pela Ramos Indústria e Comércio de Materiais de Limpeza Ltda.
Segundo a agência, os produtos não atendem às exigências sanitárias e não podem permanecer no mercado.
Empresa tem fabricação de saneantes suspensa
A Anvisa também suspendeu a fabricação, venda e distribuição de todos os saneantes produzidos pela LGR Indústria e Comércio de Produtos de Limpeza Ltda.
A medida ocorreu após uma inspeção realizada entre os dias 14 e 18 de setembro identificar descumprimento da Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) nº 47/2013, que estabelece regras de Boas Práticas de Fabricação para Produtos Saneantes.
A agência determinou ainda o recolhimento dos produtos Medicpro Zime, Medicpro Zime Ultra e Lapzyme, fabricados pela empresa. Segundo a fiscalização, os itens não possuem regularização sanitária.
Outros produtos entram na lista
A Anvisa proibiu ainda a comercialização do Bio Lavanda Limpador de Uso Geral Biojet e do Bio Água Sanitária Biojet, fabricados pela Biojet Indústria de Produtos Químicos. Conforme a agência, os produtos não possuem regularização sanitária.
Também foi determinada a apreensão dos saneantes produzidos pela BR Mega Limp Ltda. por ausência de registro junto à Anvisa.

