21º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

Pode ou não pode?! - 01/12/2023, 15:31 - Acácia Vieira

Anvisa avalia norma que proíbe a venda de vapes no Brasil

Cigarros eletrônicos são proibidos desde 2009 no Brasil

Empresas defendem liberação argumentando que vapes são menos prejudiciais
Empresas defendem liberação argumentando que vapes são menos prejudiciais |  Foto: Divulgação/Ministério da Saúde

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) irá debater nesta sexta-feira (1°) a abertura de consulta pública para reavaliar a norma que proíbe o cigarro eletrônico no Brasil.

Empresas defendem a liberação com o argumento de que vapes são menos prejudiciais que o cigarro convencional e, ao permitir a venda facilitaria o controle de quem usa. Já as entidades médicas, alegam que não existe base científica que prove isso e, com a autorização do uso, o risco à saúde seria maior e também é um retrocesso no combate ao fumo.

Vale ressaltar que os cigarros eletrônicos existem desde 2005 e desde então, reduziram os riscos à saúde de quem fuma, mas não há dados científicos que comprovem que, de fato, sejam mais seguros.

A norma está em vigor desde 2009 e diz que é proibida a comercialização, a importação e a propaganda de quaisquer dispositivos eletrônicos para fumar. Além disso, os acessórios e refis usados nos vapes também são proibidos.. O processo de revisão da norma é da própria Anvisa, que iniciou o processo desde 2019.

exclamção leia também