26º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

Dia Nacional do Jornaleiro - 30/09/2024, 06:00 - Da Redação - Atualizado em 30/09/2024, 09:47

Amor e incentivo à leitura marcam trajetória dos jornaleiros

Profissionais ajudam a disseminar informação

Dia do Jornaleiro é comemorado hoje (30)
Dia do Jornaleiro é comemorado hoje (30) |  Foto: Uendel Galter/Ag. A Tarde

Enquanto percorre os três quilômetros de volta para sua casa, no bairro da Pituba, em Salvador, Valdetrudes Barbosa da Silva, de 61 anos, celebra mais uma jornada de trabalho de 12 horas, e relembra com orgulho a trajetória de 36 anos no ofício de jornaleiro. Casado e pai de um filho, Dedé, como é mais conhecido, é um dos milhares de profissionais celebrados neste 30 de setembro, Dia Nacional do Jornaleiro.

O baiano não esconde o amor que sente pela profissão e o prazer em estar diariamente entre jornais, livros e revistas em sua banca localizada na praça São Vicente, no Caminho das Árvores. “É um trabalho que eu faço com amor e carinho. Quando eu acordo de manhã e lembro que vou pra banca trabalhar, para mim, é uma grande satisfação. Se não tiver nada para fazer, e me perguntar: ‘você quer ficar em casa ou ir pra banca trabalhar?’, eu não penso duas vezes: quero ir pra banca, porque é onde eu me sinto bem, tem os amigos, bater papo, jogar conversa fora, rir, fazer gozação com os amigos sobre futebol… é muito gratificante”, declara.

Imagem ilustrativa da imagem Amor e incentivo à leitura marcam trajetória dos jornaleiros
Foto: Uendel Galter/Ag. A Tarde

Com a bagagem cheia de experiências adquiridas em mais de seis décadas de trabalho, inclusive com passagem pelo Rio de Janeiro, Dedé mantém a sua crença no papel transformador da leitura dos veículos impressos sobre a vida das pessoas, mesmo com o advento das tecnologias. “Hoje, os jornais já não se vendem mais como antes, as revistas também já não se vendem mais como antes. As pessoas que vêm à banca em busca de uma revista, de um jornal, são pessoas cultas, pessoas que gostam de ler. As escolas estão se esforçando para incentivar os alunos a ler gibizinho, e quando chega uma criança na banca pra comprar um gibi, eu faço uma festa, parabenizo, porque aquela é uma criança inteligente”, afirma.

Imagem ilustrativa da imagem Amor e incentivo à leitura marcam trajetória dos jornaleiros
Foto: Uendel Galter/Ag. A Tarde

Para Rogério Santos, coordenador de Venda Avulsa do Grupo A TARDE, os profissionais são aliados indispensáveis para a disseminação da informação. “O jornaleiro vai muito mais além que um vendedor de jornal, é a conexão entre o jornal impresso e o leitor. O jornaleiro é um parceiro importantíssimo na pulverização da notícia com credibilidade. Eles têm a disciplina e o comprometimento em levar boas ou más notícias, são motivados por proporcionarem a disseminação da informação. Sem a colaboração destes nobres parceiros, jornaleiros, não seria possível a disseminação da notícia junto aos leitores”, afirma, parabenizando, em nome das plataformas do grupo de comunicação, a todos os jornaleiros pela passagem do seu dia.

exclamção leia também