28º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

Esperança - 07/07/2024, 12:49 - Da Redação

Ameaçada de extinção, arara-azul é levada da Bahia para Minas Gerais

Animal foi encontrado no município de Euclides da Cunha

Arara-azul tem cerca de 6 meses de vida
Arara-azul tem cerca de 6 meses de vida |  Foto: Ascom/Inema

Uma arara-azul-de-lear, símbolo da rica biodiversidade da caatinga baiana, embarcou na sexta-feira (5) em uma jornada de esperança rumo ao seu futuro. Resgatada em maio, no município de Euclides da Cunha, debilitada e subnutrida, a ave recebeu tratamento especializado no Centro Estadual de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Inema e agora seguirá para um Centro de Conservação e Reprodução de Aves Ameaçadas de Extinção, em Minas Gerais.

Encontrada por populares, a arara, com cerca de seis meses de vida, lutava contra a desnutrição. Após meses de cuidados dedicados, a arara-azul-de-lear finalmente está pronta para dar o próximo passo em sua jornada. "A saúde da ave foi restaurada e agora ela seguirá para um programa científico de conservação, onde terá a chance de se reproduzir e contribuir para a preservação da sua espécie", explica o biólogo do Cetas/Inema, Haeliton Cerqueira.

Classificada como "em perigo de extinção" pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), a arara-azul-de-lear é um tesouro natural restrito à caatinga baiana, no Raso da Catarina. Sua beleza marcante e inteligência aguçada a tornam alvo de tráfico ilegal, colocando em risco a sua sobrevivência.

exclamção leia também