29º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

Play nas obras - 28/11/2023, 06:00 - Silvânia Nascimento- Atualizado em 28/11/2023, 06:51

"Ambiente que Salvador nunca viu", promete secretário sobre nova orla

Com a nova requalificação, barraqueiros vão ganhar guardarias subterrâneas e a população terá um espaço diferenciado

Movimentação no Jardim de Alah
Movimentação no Jardim de Alah |  Foto: Felipe Iruatã / Ag. A TARDE

Os soteropolitanos, baianos e turistas que amam a combinação de praia e lazer reunidos num mesmo espaço estão a um passo de viver isso na prática. E que comecem as comemorações, porque foi dada a largada para o início das obras da nova Orla de Salvador, que pretendem requalificar o calçadão e incluir novos equipamentos como quiosques e quadras esportivas na localidade.

O Portal MASSA! bateu um papo com o gestor da Secretaria de Ordem Pública (Semop), Alexandre Tinôco, que revelou alguns detalhes sobre essas obras previstas para serem entregues ainda em 2024.

Aspas

A gente vai ter a oportunidade de criar um ambiente que Salvador nunca viu

Alexandre Tinôco, titular da Semop

“É um projeto que contempla uma faixa expressiva, uma das últimas ainda sem requalificação, que vai ali da saída do Imbuí, na Boca do Rio, até Piatã. A gente vai ter a oportunidade de criar um ambiente que Salvador nunca viu. Talvez nenhuma orla do Brasil tenha visto isso. Por exemplo, Fortaleza não é assim, o Rio não é assim. É um ambiente, e uma possibilidade que a gente tem, de fato, de dar uma nova cara. E vai ser um lugar muito bonito, sim", disse o secretário.

Onde tem mar, tem barraqueiros! Questionado sobre o que mudará na logística desses ambulantes após a entrega da nova orla, Alexandre Tinôco esclareceu que a requalificação envolve, também, essa categoria.

"O projeto irá contemplar novos equipamentos para poder fazer a guarda dos bens dos barraqueiros que serão as guardarias subterrâneas. Antes disso, enquanto, a obra está acontecendo, agora, já no final de novembro e início de dezembro, vamos contemplar os permissionários de praia com um novo toldo, onde eles poderão guardar os equipamentos durante a noite”, explicou o gestor.

Alexandre Tinôco, Secretário da Semop
Alexandre Tinôco, Secretário da Semop | Foto: Denisse Salazar / Ag. A TARDE

Organização

Com a conclusão das obras, a Semop, com o apoio de outros órgãos municipais, vai precisar organizar o espaço que esses ambulantes ocupam na faixa de areia. Dessa forma, a expectativa é que, a galera que vai curtir a praia, mas que não tem grana para pagar um sombreiro tenha, também, o direito pelo seu espaço.

“O quantitativo e o permissionário da praia somos nós da prefeitura que vamos medir e dizer a quantidade que cabe cada kit praia naquele espaçamento. Não vai ser um colado no outro porque a pessoa que vir de casa não tem a obrigação de sentar na cadeira de A ou B ou C. Ela vai poder trazer sua mesa, cadeira e aproveitar da mesma forma”, frizou o secretário da Semop.

exclamção leia também