31º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

É da Bahia! - 23/10/2022, 14:15 - Louise Batista

Alunos da rede pública desenvolvem luva com fontes renováveis de bioma

Os materiais bioplásticos estão concorrendo ao um prêmio da Samsung

Alunos chegam a final de competição global após criarem luva com bioplástico que decompõe em menos de um ano
Alunos chegam a final de competição global após criarem luva com bioplástico que decompõe em menos de um ano |  Foto: Reprodução

Estudantes do ensino médio do Centro Territorial de Educação Profissional do Sisal II, na cidade de Araci, na Bahia, chegaram na final de uma competição global denominada "Solve for Tomorrow", traduzido para o português "Resolva para amanhã". O feito que levou o grupo a serem finalistas foi a criação de luvas a partir da produção de bioplástico da Agave sisal.

O produto produzido com fontes renováveis de biomassa foi desenvolvido por Maria Isabela, de 15 anos, Isabel Oliveira, 16, Sarah Moura, 15, Adriele Pietra,15, e Luan Santos, 15. Os alunos orientados pela professora Pachiele Cabral tiveram a ideia após uma discussão referente ao acúmulo de lixos de equipamentos de proteção individual (EPI) usados nas aulas práticas.

O objetivo dos cincos alunos é provar que a luva também vai ter uma capacidade de inviabilizar vírus e bactérias. Ainda em processo de produção, o projeto passará para etapa de testes de comparação com as luvas disponíveis no mercado. Os itens que serão analisados serão a impermeabilidade, flexibilidade, conforto, tração e capacidade antialérgica.

'Solve for Tomorrow'

A competição global que os alunos estão participando é a "Solve for Tomorrow", que na etapa nacional recebe o nome de "Respostas para o Amanhã". O projeto criado pela empresa de tecnologia Samsung em 2012 tem o objetivo de estimular alunos de escolas públicas do mundo todo a desenvolverem soluções para problemas reais que são enfrentados diariamente pela comunidade onde cada instituição de ensino está inserida.

Desenvolvido no Brasil desde 2014, o programa já tem o total de 168 mil estudantes, mais de 36 mil professores e cerca de seis mil escolas públicas inserido no "Solve For Tomorrow". Para este ano, o projeto já registrou um aumento de 65% de alunos inscritos em comparação ao edição do ano passado.

Prêmios

As escolas que estão envolvidas no projeto serão contempladas com duas Smart TVs de 55 polegadas da Samsung. Mas os alunos integrantes das equipes finalistas já ganharam um tablet e os professores orientadores receberam notebooks.

Para os vencedores nacionais os prêmios com serão 1º lugar: um smartphone Galaxy da Serie S mais uma Smart TV 55” Samsung para cada aluno da equipe vencedora. 2º lugar: 1 notebook Samsung mais uma Smart TV 55” Samsung para cada um dos alunos da equipe vencedora. 3º lugar: Um smartwatch Samsung + 1 Smart TV 55” Samsung para cada um dos alunos da equipe vencedora.

exclamção leia também