O período de muitas chuvas deixa, costumeiramente, muitas famílias sem dormir com o medo do futuro. Para combater essa vulnerabilidade climática, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) ativou o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC). A intenção do sistema é monitorar, por 24 horas, todos os dias, quais municípios são atingidos pela tempestade.
De modo a entender mais a sistemática dessa tecnologia, o Portal MASSA! conversou com o Major Luiz Henrique, diretor de operações do CICC, nesta sexta-feira (23). Responsável pelo comando do sistema, ele explicou que a proposta é antecipar a resolução de cada ocorrência.
“O Centro Integrado de Comando e Controle tem como objetivo principal propiciar um local onde as forças que possam atuar diante de uma demanda de complexidade, elas consigam fazer uma integração de forma muito mais rápida, objetivando diminuir o tempo e resposta para que os recursos necessários para a resolução daquele problema cheguem”, enfatizou, em entrevista à reportagem.
Leia mais
Chuva: SSP ativa Centro Integrado para monitorar cidades baianas; veja
Chuva não dá trégua e Suburbana sofre com ameaças de desabamento
Veja quais rodovias baianas estão interditadas por causa da chuva
Missão coletiva
A missão de ajudar o povo envolve não só agentes da SSP-BA, como também o Corpo de Bombeiros, a Polícia Rodoviária Federal, a Defesa Civil de Salvador (Codesal), entre outros órgãos. Sobre a integração, o MJ explicou como cada um colabora na coletividade.
Ele possibilita que esses órgãos, dentro das necessidades específicas, sejam acionados de forma muito mais célere, com as informações tramitando de forma muito mais rápida
“Se por exemplo, tem uma situação de rompimento de uma barragem. Naturalmente, a gente imagina que somente engenheiros ou Embasa, que lidem diretamente com a situação da água estejam envolvidos, só que daquilo ali podem surgir diversos problemas em que a Defesa Civil tem a necessidade de atuar, Bombeiros Militares, a Polícia Militar para a retirada de pessoas. De repente, precisa também do empenho da Neoenergia Coelba para que desliguem disjuntores para evitar choques elétricos. Todo esse processo envolve diversos órgãos, o que é que o nosso CICC faz? Ele possibilita que esses órgãos, dentro das necessidades específicas, sejam acionados de forma muito mais célere, com as informações tramitando de forma muito mais rápida, chegando a quem precise tanto do campo estratégico como do campo operacional. No campo tático, nós ficamos entendendo o que é que está precisando tanto para prevenir como para atuar diretamente diante da demanda”, detalhou.
Assista:
Base operacional
Todo o funcionamento de troca de informações e análise das ocorrências acontece na sede do CICC, localizado no Centro de Operações e Inteligência (COI), da SSP, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), na cidade de Salvador.