
Cento e quarenta e dois alunos da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) apresentaram quadros de intoxicação alimentar, nesta quarta-feira (12), depois de almoçarem, um dia antes, no restaurante universitário do campus de Juazeiro, no norte da Bahia. Após o ocorrido, os estudantes organizaram um ofício denunciando o caso à reitoria.
Leia Também:
Segundo os estudantes, enquanto conversavam por um grupo de um aplicativo de mensagens, os jovens perceberam que vários deles possuíam os mesmos sintomas: náuseas, indisposição, diarreias e dores abdominais. Então, logo eles associaram o mal-estar ao almoço feito no restaurante da unidade de ensino.
"Nos assustamos com o número muito grande de reclamações e começamos a recolher o nome dessas pessoas e encaminhamos para a coordenação", informou o estudante João Victor Tupiná a uma emissora de TV local.
Repercussão
Menos de (24) horas após a formalização do documento, a Reitoria da Univasf e até a Secretaria Municipal de Saúde de Juazeiro se pronunciaram. Em nota, a universidade afirmou já ter tomado todas as medidas cabíveis para cobrar explicações da empresa responsável pela alimentação dos estudantes no campus.
"Reforçamos que a responsabilidade pela segurança e qualidade dos alimentos é da empresa contratada, e todas as medidas cabíveis para garantir o cumprimento do contrato e a segurança alimentar serão aplicadas", além disso, a instituição afirma ter dado (72) h para que a terceirizada apresente um laudo preliminar com a análise das amostras colhidas no local.
Já a Sesau instaurou uma investigação do caso, realizando coletas biológicas nas vítimas e também no restaurante.
