
Pela primeira vez na história, mulheres brasileiras podem se alistar voluntariamente para o serviço militar obrigatório. Em Salvador, o prazo para as jovens que completam ou já completaram 18 anos em 2025 vai até o dia 30 de junho.
Leia Também:
O alistamento pode ser feito em qualquer unidade da prefeitura-bairro da capital, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, sem necessidade de agendamento. Para se alistar, é necessário apresentar apenas RG, CPF e comprovante de residência da capital baiana. O atendimento é feito por ordem de chegada e mediante distribuição de senhas.
Caráter experimental
A iniciativa foi aberta pelo Ministério da Defesa em caráter experimental neste ano, e permite que as candidatas escolham entre o Exército, a Marinha ou a Aeronáutica. A seleção considera aptidão, requisitos específicos e a disponibilidade de vagas em cada Força.
O processo de seleção é dividido em etapas: alistamento, seleção geral, seleção complementar, designação ou distribuição, e, por fim, a incorporação.
O serviço militar tem duração inicial de 12 meses e pode ser prorrogado por até oito anos. Durante esse período, as mulheres incorporadas recebem remuneração, auxílio-alimentação, licença-maternidade e contagem de tempo para aposentadoria. As Forças Armadas também oferecem cursos de capacitação em diversas áreas técnicas e administrativas.