Ativista dos povos indígenas e do clima, a jornalista baiana Alice Pataxó foi escolhida uma das 100 mulheres mais inspiradoras do mundo em 2022 pela BBC.
Alice aparece ao lado de personalidades como a ativista paquistanesa Malala Yousafzai e a cantora e compositora estadunidense Billie Eilish. Ela foi indicada por Malala para compor a lista.
"Tenho tanto orgulho em indicar a Alice Pataxó para o BBC 100 Women deste ano. O compromisso inabalável da Alice na luta que envolve mudanças climáticas, equidade de gênero e direitos indígenas me dá esperança de que um mundo mais igualitário e sustentável está ao nosso alcance", escreveu Malala.
A ativista baiana participou da 26ª edição da Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 26), no ano de 2021. Além de Alice, também aparecem na lista a senadora Simone Tebet (MDB), candidata a presidente em outubro, e a deputada federal eleita Érika Hilton (PSOL).
"É um prazer imenso receber essa homenagem, não só pelo trabalho que desenvolvemos na luta por um mundo sustentável no amanhã, mas por ter como reconhecida a importância da participação dos nossos Povos Indígenas para alcançar esse objetivo. É a certeza de que não lutamos sozinhos", comemorou Alice nas redes.