25º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

programação de Natal - 30/11/2023, 11:06 - Bruno Dias E João Grassi

Alexandre Tinoco destaca mais de 300 ambulantes cadastrados nas festas

Secretário da Semop comentou também sobre a importância dos ambulantes para as festividades da cidade de Salvador

Secretário da Semop, Alexandre Tinoco
Secretário da Semop, Alexandre Tinoco |  Foto: João Grassi / Portal Massa!

O secretário da Semop, Alexandre Tinoco, contou detalhes sobre o recadastramento dos ambulantes para participar das festas de Natal, neste fim de ano de 2023. Ele reforçou que as inscrições pro Centro Histórico terminam nesta quinta (30), e revelou que mais de 300 vendedores já estão aptos para o serviço.

"Começaram no dia 27 de novembro e vão até hoje. É um universo bem menor, em torno de 350 ambulantes que trabalham aqui e a gente contempla todos os ambulantes de baianas, trançadeiras, carro de pipoca, de lanche, isopor. Todo mundo, tem universo de 350 pessoas e nós já temos cadastrados até hoje de manhã mais de 315. Então faltam poucos ambulantes apenas para poder fazer sem recadastramento", disse ele ao Portal Massa!, no evento de anúncio das festas Natalinas, na Faculdade de Medicina da Bahia, nesta quinta (30).

Além dos mais de 300 ambulantes já cadastrados, o secretário informa que possui uma equipe exclusiva do Centro Histórico, que vai atrás dos comerciantes restantes para buscar este recadastramento e enfim alcançar a máxima de inscrições para os eventos.

"Nossas equipes que são exclusivas do Centro Histórico praticamente conhecem todos os ambulantes que aqui operam e estamos inclusive fazendo busca ativa, indo atrás daqueles que a gente tá vendo que não veio fazer o recadastramento por alguma razão, ou por estarem trabalhando, ou não terem vindo aqui no centro histórico desses dias, porque a gente fez questão que fosse aqui no Centro Histórico, a Prefeitura Bairro do Pelourinho aqui no terreiro de Jesus. Esse cadastramento tem surtido efeito, porque a gente já tem quase que a totalidade cadastrada", expressou.

Por fim, Tinoco foi questionado pelo Massa! sobre a importância de valorizar a classe dos ambulantes para as festividades na cidade de Salvador. Ele destaca uma melhor qualificação dos trabalhadores e visa atrair mais pessoas para a capital da Bahia.

"É importantíssimo, porque o ambulante ele é um apoio às pessoas que estão visitando nossos pontos turísticos, nessas festas populares. Eles são importantíssimos para poder levar o alimento, levar bebida, enfim, complementar a festa. Então a gente vem buscando junto com a Cendec, com os outros orgãos da prefeitura, desenvolver cursos, hoje as baianas de acarajé já estão tomando curso, nós já começamos a distribuição dos novos kits de baiana temos mais de 600 kits para serem distribuídos. Então elas estão tomando o curso aqui no mercado São Miguel para poder receber esse novo kit as do centro histórico aqui já receberam esse novo kit com sombreiro, equipamentos de trabalho, então assim é muito importante quanto mais qualificar os ambulantes mais satisfeitos o turista, seja ele externo ou da própria capital, vai voltar para nos visitar e conhecer as belezas de Salvador", finalizou

exclamção leia também