25º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

Glória! - 14/08/2025, 20:31 - Da Redação

Agricultora de Itaberaba pode se tornar santa; entenda processo

Processo de beatificação de Maria Milza começa com coleta de testemunhos, documentos e relatos sobre milagres atribuídos à agricultora

Maria Milza foi uma mulher muito religiosa
Maria Milza foi uma mulher muito religiosa |  Foto: Raica Beatriz/Pascom-Diocesana de Ruy Barbosa

A agricultora baiana Maria Milza dos Santos Fonseca pode se tornar a segunda santa da Bahia. O primeiro processo de beatificação acontecerá nesta sexta-feira (15), no Santuário Diocesano da Caridade Nossa Senhora das Graças, em Itaberaba, na região do Piemonte do Paraguaçu.

Leia Também:

Nesta fase, que será presidida pelo bispo da Diocese de Ruy Barbosa, Dom Estevam dos Santos Silva Filho, serão colhidas testemunhas, documentos e relatos sobre a vida de Maria Milza. Vale ressaltar que a ação foi autorizada pelo Vaticano, onde ela é chamada de Serva de Deus.

O grupo também ouvirá relatos e analisará escritos sobre possíveis milagres atribuídos à agricultora. Caso seja comprovado algum deles, Maria Milza poderá ser declarada beata.

Para ser canonizada, será necessário comprovar pelo menos um segundo milagre após sua beatificação.

Quem foi Maria Milza?

Nascida em 15 de agosto de 1923, no povoado de Alagoas, em Itaberaba, Maria Milza era a caçula de 12 irmãos. A agricultora ficou conhecida por seu altruísmo e religiosidade.

Até sua morte, em 17 de dezembro de 1993, Milza se destacou por ajudar famílias em situação de vulnerabilidade, doar remédios e colaborar na alfabetização de crianças carentes.

Milza também chegou a se encontrar com Irmã Dulce, mantendo uma relação de cordialidade. Ela visitou a santa durante o período em que Irmã Dulce estava acamada, em 1990.

exclamção leia também