25º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

Só alegria - 18/09/2024, 06:00 - Amanda Souza

Agente de trânsito incorpora personagem e distribui simpatia em Salvador

Eudes Santana se dedica voluntariamente e promove a segurança no trânsito

Agente Cidadão foi criado em 2017
Agente Cidadão foi criado em 2017 |  Foto: Raphael Muller / Ag. A TARDE

Durante a Semana Nacional do Trânsito, que acontece de 18 a 25 de setembro, uma figura se destaca em meio às ações de conscientização e educação viária: o "Agente Cidadão". A história desse personagem é, na verdade, a história de Eudes Santana, um agente de trânsito de Salvador que, além de seu trabalho formal, se dedica voluntariamente a promover a segurança no trânsito de maneira lúdica.

Criado em 2017, o Agente Cidadão é mais do que um personagem; ele é uma extensão do trabalho que Eudes realiza nas ruas e avenidas da cidade, mas de maneira não institucionalizada. Vestido com um uniforme verde e preto, o Agente Cidadão vai a escolas e eventos diversos, além de fazer a diferença nas ruas, interagindo com pedestres e motoristas, instruindo-os.

“Eu tento trazer um lado positivo e lúdico para trabalhar a educação de trânsito. Gravo para as minhas redes sociais, visito escolas e estou nas ruas interagindo com as crianças, mas principalmente com os adultos", conta Eudes. "Educar as crianças vai nos proporcionar um futuro mais seguro no trânsito, mas, no presente, elas também precisam ver os adultos fazendo o certo”.

Imagem ilustrativa da imagem Agente de trânsito incorpora personagem e distribui simpatia em Salvador
Foto: Raphael Muller / Ag. A TARDE

Eudes explica que esse trabalho é importante considerando o cenário em que vivemos hoje. “O nosso trânsito precisa de mais segurança. A área do trânsito é a segunda que mais mata no país, então precisamos intensificar ações de fiscalização porque há condutores que não seguem as regras. Precisamos da fiscalização e também do educativo para que tenhamos condutores e pedestres melhores”.

O papel do agente de trânsito

Eudes Santana contou ainda que a criação do Agente Cidadão também teve como objetivo humanizar e popularizar a imagem do agente de trânsito. “Eu quis criar um personagem para lembrar do agente de trânsito, porque a sociedade nos olha muito com um olhar punitivo. Eu busco com esse personagem desmistificar um pouco essa ideia, já que há muitas ações que são realizadas pelos agentes de trânsito que são cidadãs, que são de ajudar o próximo e salvar vidas, mas isso não é visto ou comentado. O que sobressai é quando o agente de trânsito autua um condutor, ou remove um veículo, o que também é parte da nossa missão conforme a legislação”, disse.

exclamção leia também