O programa AfroEstima Salvador terá o seu quarto ciclo em 2024, ele faz parte da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult) e tem o objetivo de qualificar profissionalmente afroempreendedores da capital baiana. Estão disponibilizadas 500 vagas e as inscrições vão até o dia 26 de abril.
Ao todo, durante o ciclo, o aluno passará por 11 módulos com um plano pedagógico elaborado para atender as demandas do mercado, com foco em gestão, marketing digital, inovação, liderança feminina e outras áreas estratégicas para o crescimento do próprio negócio e desenvolvimento pessoal.
Márcia Meireles é proprietária da Tiaráfrica Acessórios e já foi aluna do programa, ela relata: “Quando você aprende, você passa a enxergar novos horizontes, tanto no seu empreendimento, quanto na sua vida pessoal. Por isso, a importância desses cursos, que auxiliam a gente a seguir na vida.”
Em uma pesquisa realizada pelo Sebrae no terceiro trimestre de 2023, utilizando a base de dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), foi identificado que 52% dos donos de negócios são negros e que apenas 23,6% dos empresários pretos ou pardos têm CNPJ, ou seja, uma empresa formalizada. Entre os brancos o número sobe para 43,1% e em outras raças para 39,7%.
“Principalmente mulheres negras e mãe-solos são levadas ao empreendedorismo por necessidade, e nós vamos sem saber o que esperar da realidade do próprio negócio e esse curso veio para auxiliar, ajudar e alavancar o que a gente tá fazendo”, conta Márcia.
Com base no IBGE, 79% dos empreendedores na Bahia são negros e no final do ano passado, o Sebrae Bahia realizou a pesquisa Propósitos dos Afroempreendedores Baianos e revelou que 87% atua no setor do comércio ou serviços e que há uma predominância feminina, sendo que do total de donos de empresas negros, 54% são mulheres.
Pela primeira vez, o programa será realizado por meio de uma parceria da Prefeitura de Salvador com o British Council no Brasil e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). As aulas começam em maio, de forma virtual e presencial. O formulário para as inscrições está disponível até o dia 26 de abril, através do link https://forms.gle/r1is4xdBMLLsYZKR6.