26º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

AfroEstima - 15/03/2024, 06:30 - Maria Clara Oberlaender

AfroEstima Salvador está com as inscrições abertas

Serão mais de 500 vagas voltadas para o afroempreendedorismo na cidade

Serão mais de 500 vagas voltadas para o afroempreendedorismo na cidade
Serão mais de 500 vagas voltadas para o afroempreendedorismo na cidade |  Foto: Isadora Dantas

O programa AfroEstima Salvador terá o seu quarto ciclo em 2024, ele faz parte da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult) e tem o objetivo de qualificar profissionalmente afroempreendedores da capital baiana. Estão disponibilizadas 500 vagas e as inscrições vão até o dia 26 de abril.

Ao todo, durante o ciclo, o aluno passará por 11 módulos com um plano pedagógico elaborado para atender as demandas do mercado, com foco em gestão, marketing digital, inovação, liderança feminina e outras áreas estratégicas para o crescimento do próprio negócio e desenvolvimento pessoal.

Imagem ilustrativa da imagem AfroEstima Salvador está com as inscrições abertas
Foto: Isadora Dantas

Márcia Meireles é proprietária da Tiaráfrica Acessórios e já foi aluna do programa, ela relata: “Quando você aprende, você passa a enxergar novos horizontes, tanto no seu empreendimento, quanto na sua vida pessoal. Por isso, a importância desses cursos, que auxiliam a gente a seguir na vida.”

Em uma pesquisa realizada pelo Sebrae no terceiro trimestre de 2023, utilizando a base de dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), foi identificado que 52% dos donos de negócios são negros e que apenas 23,6% dos empresários pretos ou pardos têm CNPJ, ou seja, uma empresa formalizada. Entre os brancos o número sobe para 43,1% e em outras raças para 39,7%.

“Principalmente mulheres negras e mãe-solos são levadas ao empreendedorismo por necessidade, e nós vamos sem saber o que esperar da realidade do próprio negócio e esse curso veio para auxiliar, ajudar e alavancar o que a gente tá fazendo”, conta Márcia.

Imagem ilustrativa da imagem AfroEstima Salvador está com as inscrições abertas
Foto: Isadora Dantas

Com base no IBGE, 79% dos empreendedores na Bahia são negros e no final do ano passado, o Sebrae Bahia realizou a pesquisa Propósitos dos Afroempreendedores Baianos e revelou que 87% atua no setor do comércio ou serviços e que há uma predominância feminina, sendo que do total de donos de empresas negros, 54% são mulheres.

Pela primeira vez, o programa será realizado por meio de uma parceria da Prefeitura de Salvador com o British Council no Brasil e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). As aulas começam em maio, de forma virtual e presencial. O formulário para as inscrições está disponível até o dia 26 de abril, através do link https://forms.gle/r1is4xdBMLLsYZKR6.

AfroEstima Salvador está com as inscrições abertas AfroEstima Salvador está com as inscrições abertas AfroEstima Salvador está com as inscrições abertas AfroEstima Salvador está com as inscrições abertas AfroEstima Salvador está com as inscrições abertas AfroEstima Salvador está com as inscrições abertas AfroEstima Salvador está com as inscrições abertas AfroEstima Salvador está com as inscrições abertas AfroEstima Salvador está com as inscrições abertas

exclamção leia também