27º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

Gigante! - 30/07/2023, 18:40 - Dara Medeiros

Aeroporto de Salvador vai receber maior avião cargueiro do mundo

A aeronave chega ao solo baiano nesta segunda-feira (31)

O avião passará apenas uma noite em Salvador
O avião passará apenas uma noite em Salvador |  Foto: Reprodução/Antonov Airlines

O maior avião cargueiro em atividade no mundo vai pousar em Salvador nessa segunda-feira (31). A aeronave foi batizada como Antonov An-124 Ruslan, tem 69 metros de comprimento e capacidade para transportar cerca de 150 toneladas de carga. Ele virá da Carolina do Sul, nos Estados Unidos, e deve chegar na capital baiana por volta das 17h. A carga a bordo do voo ADB-3596 não foi divulgada.

A aeronave vai passar a noite em Salvador e seguirá para Leipzig, na Alemanha, na terça-feira (1). A principal base operacional da Antonov Airlines fica localizada lá e, segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), a partida ocorrerá às 20h. A aeronave já esteve em aeroportos de diversas cidades, incluindo Campinas, Belo Horizonte, Guarulhos, Rio de Janeiro e Recife.

A aeronave já esteve em aeroportos de outras cidades do Brasil
A aeronave já esteve em aeroportos de outras cidades do Brasil | Foto: Reprodução/Antonov Airlines

O primeiro voo do Antonov An-124 Ruslan completou 40 anos no final do ano passado. Antes do An-124 ser conquistado o título de maior avião cargueiro, o posto era ocupado pelo An-225 Mriya. O Mriya levou o título por 30 anos, até que foi destruído em meio a guerra da Ucrânia.

Apelidado como “Toninho” no Brasil, o avião tem origem soviética e foi construído em território ucraniano. Atualmente, ele voa na Força Aérea Vermelha da Rússia e nas companhias aéreas Volga-Dnepr, Maximus Air Cargo, além de fazer voos pela própria fabricante, a Antonov, que tem sua própria empresa aérea de carga.

exclamção leia também