O Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, foi interditado nesta segunda-feira (6), conforme anunciado pela Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear). A Fraport, responsável pela administração do equipamento, estabeleceu a data de retorno para o dia 30 deste mês.
Diversas imagens foram divulgadas mostrando o aeroporto alagado em vários pontos, incluindo áreas de espera, de circulação de passageiros e até mesmo na pista. Na última sexta-feira (3), o Salgado Filho já havia sido interditado. No domingo (5), o Rio Guaíba atingiu o maior nível já registrado, atingindo 5,33 metros.
Leia mais:
Atriz gaúcha chora ao pedir ajuda nas tragédias do RS
Goleiro ex-Vitória ajuda no resgate de vítimas das enchentes no RS
"Para cumprir a legislação aeroportuária, hoje (6/5), foi emitido um Notam (Notice to Airman - 'Aviso aos aviadores') com data final em 30/5, que se trata de um documento reconhecido internacionalmente, que tem a finalidade de divulgar alterações e restrições temporárias que possam ter impacto nas operações aéreas. Este aviso se destina às empresas e instituições relacionadas à aviação e pode ser alterado a qualquer momento. Esclarecemos que não há previsão de retomada das operações", informou a Fraport em comunicado.
A nota também informou que os passageiros que tinham voos marcados entre essas datas devem entrar em contato com a companhia aérea para remarcação ou reembolso. Os aeroportos de Pelotas, Caxias do Sul e Santo Ângelo continuam em funcionamento, porém podem ser impactados pela condição climática.
A Defesa Civil comunicou que 83 pessoas morreram devido às enchentes no Rio Grande do Sul e mais de 20 mil pessoas foram desalojadas.