23º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

Não custa nada ajudar - 09/12/2022, 08:25 - Everton Santos

Adoção de cartas para Natal Solidário encerra nesta sexta

Entrega dos presentes deve ser feita até o dia 16 de dezembro

Adoção pode ser feita de forma online
Adoção pode ser feita de forma online |  Foto: Reprodução/Redes Sociais

Maria Laura Santos de Souza*

Termina nesta sexta-feira (09) o prazo para adoção de cartinhas da campanha Papai Noel Solidário. Para adotar, é preciso se dirigir a uma unidade participante da ação ou acessar o blog da campanha no site blognoel.correios.com.br. Na página, é preciso clicar em “Adoção On-line” e seguir os passos. Será necessário escolher a localidade para visualizar as cartinhas disponíveis em cada cidade ou município.

Na Bahia, 7 mil cartinhas ainda aguardam por madrinhas e padrinhos, e mais de 8 mil cartas já foram adotadas para tirar os sonhos do papel. A entrega dos presentes deve ser feita até o dia 16 de dezembro, presencialmente, nos pontos de entrega indicados no Blog. Os presentes precisam estar identificados com as informações da cartinha, e para que a empresa possa acompanhar as adoções e as entregas dos presentes, os padrinhos devem cadastrar o CPF ou CNPJ.

A Campanha Papai Noel dos Correios é uma das maiores ações de solidariedade do Brasil. Mais de 1.740 agências participam em todo país. No país inteiro, quase 103 mil cartas já foram adotadas nessa edição da campanha, e cerca de 99 mil cartinhas ainda esperam adoção. Os pedidos variam entre bolas, bonecas, calçados e materiais escolares.

As cartas são escritas pelas próprias crianças, matriculadas do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. Elas tem até 10 anos de idade e frequentam escolas públicas, creches, abrigos, orfanatos e núcleos socioeducativos. Nos últimos 3 anos, foram mais de 800 mil cartas atendidas. Em 33 anos, o Papai Noel dos Correios, com o apoio dos empregados da empresa, padrinhos e madrinhas de todo o país, já atendeu mais de 6 milhões de cartinhas.

Em Salvador, as unidades de atendimento são: Agência Amaralina, Agência Brotas, Agência Calçada, Agência Sumaré, Agência Cidadela, Agência Rio Vermelho, Agência Shopping Bela Vista e Shopping Paralela (ponto de adoção no Térreo). Em Lauro de Freitas, as agências Lauro de Freitas e Paulo Afonso também arrecadam os presentes e distribuem cartinhas.

Além de fazer o bem a criançada, a campanha também incentiva o interesse pelo aprendizado da escrita de cartas pelas crianças e estimula o desenvolvimento de habilidades cognitivas e emocionais. Para Simone Barreto, superintendente estadual dos Correios, a ação é uma corrente de solidariedade. “Proporciona que os padrinhos adotem crianças até a quinta série, incentiva a educação, a escrita, tem um cunho de escolaridade, é uma ação socioeducativa”, revela.

Segundo Simone, o objetivo da ação é tirar um sonho do papel. “A nossa contribuição para adoção de cartas e entrega de presentes é importante também porque os carteiros chegam em todas as localidades do

exclamção leia também