O programa Acredita no Primeiro Passo foi lançado nesta segunda-feira (25), em Salvador, durante cerimônia no Centro Administrativo da Bahia. O evento marcou a adesão do estado à iniciativa federal, que busca fomentar o empreendedorismo e fortalecer a economia local, com acesso facilitado ao crédito para MEIs, pequenos produtores rurais, beneficiários do Bolsa Família e inscritos no CadÚnico.
A cerimônia contou com a presença do ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Wellington Dias, do ministro do Empreendedorismo, Márcio França, do governador Jerônimo Rodrigues, entre outras autoridades.
O programa também inclui a capacitação de mil mulheres na construção civil, em parceria com o Senai. Com investimento de R$ 2,4 milhões, os cursos abordarão pintura, hidráulica e elétrica predial, somando 160 horas de treinamento.
O ministro Wellington Dias destacou a integração entre o social e o econômico como um dos pontos fortes da iniciativa, e pontuou o impacto que terá no mercado do estado. “Quando a gente coloca dinheiro na mão dos pequenos, esse dinheiro se espalha na economia. Ajuda a própria economia a crescer. Mas também quando a gente garante o sucesso de um pequeno empreendedor, ele gera emprego. Já ajuda a tirar outras pessoas da realidade do desemprego", disse.
Grande benefício
Nas regiões Norte e Nordeste, o programa já beneficiou mais de 30 mil pessoas oferecendo linhas de crédito com juros reduzidos, em parceria com instituições financeiras como o Banco do Nordeste. Presente no evento, o senador Jaques Wagner destacou a importância da iniciativa do governo. "É sobre o conceito de solidariedade humana, e os nossos governos se caracterizam por isso. São governos que implementam programas que estendem a solidariedade a quem precisa de um empurrão, como é o ‘Acredita’, para poder ir seguindo a sua vida", pontuou