Uma parceria entre a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e o Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra (SIMM) promoveu, nessa quarta-feira (22), o cadastramento facilitado dos acolhidos do Ambulatório Municipal LGBT+ para vagas de emprego. A ação foi divulgada nas redes sociais do SIMM e teve como objetivo encaminhar o público LGBT+ para vagas disponíveis de acordo com os perfis.
Com quase três meses de funcionamento, o Ambulatório Municipal LGBT+ soma mais de 200 acolhidos e oferece serviços que vão além da saúde, com a proposta justamente de acolher. A ação de ontem é um exemplo disso.
“A gente sabe que lá fora, nos serviços comuns, é mais difícil o acolhimento para essas pessoas”, explica Ariel Menezes, assistente do ambulatório. “Então aqui há um atendimento humanizado, acolhedor, com atenção às diversas áreas da vida, inclusive a profissional”.
Luan Oliveira tem 27 anos e nunca trabalhou de carteira assinada. Ele ficou sabendo da ação de ontem e foi até o ambulatório em busca de um encaminhamento para uma vaga que se encaixasse no seu perfil.
“Eu sou um homem trans, tenho muitos sonhos e procuro correr atrás de uma vida melhor. Eu tô procurando uma oportunidade de emprego, me encaixar numa vaga, coisa que para as pessoas trans é mais difícil”, disse. “Não encontrei nenhuma vaga que não exija experiência, mas fiz o cadastro e fui orientado a ficar de olho nas próximas divulgações. Não depende de mim, mas tô fazendo minha parte”, disse.