25º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

Homenagem especial - 17/05/2023, 07:20 - Amanda Souza

Ação especial no Farol da Barra marca Dia do Gari e campanha “Humanos"

Os responsáveis pela limpeza da cidade foram homenageados no Farol da Barra.

Os responsáveis pela limpeza da cidade foram homenageados no Farol da Barra.
Os responsáveis pela limpeza da cidade foram homenageados no Farol da Barra. |  Foto: Shirley Stolze/ Ag A Tarde

O Dia do Gari, celebrado na terça-feira (16), teve um gosto especial em Salvador. Os responsáveis pela limpeza da cidade foram homenageados no Farol da Barra.

A ação, promovida pela Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb), marcou o lançamento da mostra itinerante que vai exibir a campanha “Humanos”.

Essa mostra acontece por meio de plotagens na frota de caminhões compactadores da Limpurb. Os veículos com o rosto de quatro agentes de limpeza e textos como “você já me deu bom dia?” já estão circulando.

Salvador / Massa - Homenagem ao Dia do Gari no Farol da Barra.
Na Foto: Alex Santos da Silva, gari
Fotos Shirley Stolze/ Ag A TARDE
Data 16/05/2023
Salvador / Massa - Homenagem ao Dia do Gari no Farol da Barra. Na Foto: Alex Santos da Silva, gari Fotos Shirley Stolze/ Ag A TARDE Data 16/05/2023 | Foto: Shirley Stolze/ Ag A Tarde

A proposta da campanha é tirar o profissional de limpeza da invisibilidade, humanizar as pessoas que estão por trás da farda e provocar na sociedade a reflexão sobre o respeito e a atenção com esses profissionais que garantem a limpeza urbana diariamente.

Omar Gordilho, presidente da Limpurb, destacou a importância de que as pessoas tenham um olhar mais atento para os agentes de limpeza.

“O dia do gari é importante porque traz o olhar direto para os nossos agentes de limpeza”, pontua. “Mas alerta também para a importância de que eles sejam respeitados e reconhecidos durante todo o ano”, sugere o gestor.

Salvador / Massa - Homenagem ao Dia do Gari no Farol da Barra.
Na Foto:  presidente da Limpurb , Omar Gordilho de Britto.
Fotos Shirley Stolze/ Ag A TARDE
Data 16/05/2023
Salvador / Massa - Homenagem ao Dia do Gari no Farol da Barra. Na Foto: presidente da Limpurb , Omar Gordilho de Britto. Fotos Shirley Stolze/ Ag A TARDE Data 16/05/2023 | Foto: Shirley Stolze/ Ag A Tarde

Ainda segundo Gordilho, é um compromisso da gestão trazer visibilidade para a atuação desses profissionais. “Queremos trazer reconhecimento para esse trabalho. É uma das poucas categorias que trabalha todos os dias do ano”, diz.

As homenagens não param na campanha itinerante. Entre hoje e o dia 31 de maio vai ser possível conferir a exposição “Humanos” em alguns dos shoppings da cidade.

Elementos gráficos e memórias fotográficas que valorizam esses profissionais estarão expostos no Salvador Shopping, Salvador Norte Shopping, Shopping da Bahia e Shopping Piedade.

Muito mais que reconhecimento, o que os agentes de limpeza pedem da sociedade diariamente é colaboração. “A população faz parte desse esquema que é a limpeza pública. Então colabore, descarte o seu lixo regularmente, respeite o horário da coleta”, pede Omar.

Salvador / Massa - Homenagem ao Dia do Gari no Farol da Barra.
Na Foto:  Jabiraina da Silva Luz , gari de Ilha de Maré
Fotos Shirley Stolze/ Ag A TARDE
Data 16/05/2023
Salvador / Massa - Homenagem ao Dia do Gari no Farol da Barra. Na Foto: Jabiraina da Silva Luz , gari de Ilha de Maré Fotos Shirley Stolze/ Ag A TARDE Data 16/05/2023 | Foto: Shirley Stolze/ Ag A Tarde

Guerreiros do dia a dia

É com muita alegria e molejo na cintura que Alex Santos, de 37 anos, sai para trabalhar na coleta de Salvador. Mais conhecido como “Gari Quebradeira”, já que costuma alegrar a galera com dança durante a coleta, ele é um dos rostos que estrelam a campanha Humanos.

“Eu fiquei feliz demais em ver o meu rosto aqui no caminhão, uma coisa que eu nunca imaginei”, confessou Alex. “Um amigo me mandou um vídeo chorando, feliz de me ver estampado pela cidade. É muito satisfatório”, diz.

Alex trabalha na coleta de Salvador há dois anos e é sinônimo de alegria por onde passa. “Tem sido maravilhoso desde que eu comecei. Eu gosto de coletar dançando, levando alegria e a galera se amarra”.

exclamção leia também