O Dia do Gari, celebrado na terça-feira (16), teve um gosto especial em Salvador. Os responsáveis pela limpeza da cidade foram homenageados no Farol da Barra.
A ação, promovida pela Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb), marcou o lançamento da mostra itinerante que vai exibir a campanha “Humanos”.
Essa mostra acontece por meio de plotagens na frota de caminhões compactadores da Limpurb. Os veículos com o rosto de quatro agentes de limpeza e textos como “você já me deu bom dia?” já estão circulando.
A proposta da campanha é tirar o profissional de limpeza da invisibilidade, humanizar as pessoas que estão por trás da farda e provocar na sociedade a reflexão sobre o respeito e a atenção com esses profissionais que garantem a limpeza urbana diariamente.
Omar Gordilho, presidente da Limpurb, destacou a importância de que as pessoas tenham um olhar mais atento para os agentes de limpeza.
“O dia do gari é importante porque traz o olhar direto para os nossos agentes de limpeza”, pontua. “Mas alerta também para a importância de que eles sejam respeitados e reconhecidos durante todo o ano”, sugere o gestor.
Ainda segundo Gordilho, é um compromisso da gestão trazer visibilidade para a atuação desses profissionais. “Queremos trazer reconhecimento para esse trabalho. É uma das poucas categorias que trabalha todos os dias do ano”, diz.
As homenagens não param na campanha itinerante. Entre hoje e o dia 31 de maio vai ser possível conferir a exposição “Humanos” em alguns dos shoppings da cidade.
Elementos gráficos e memórias fotográficas que valorizam esses profissionais estarão expostos no Salvador Shopping, Salvador Norte Shopping, Shopping da Bahia e Shopping Piedade.
Muito mais que reconhecimento, o que os agentes de limpeza pedem da sociedade diariamente é colaboração. “A população faz parte desse esquema que é a limpeza pública. Então colabore, descarte o seu lixo regularmente, respeite o horário da coleta”, pede Omar.
Guerreiros do dia a dia
É com muita alegria e molejo na cintura que Alex Santos, de 37 anos, sai para trabalhar na coleta de Salvador. Mais conhecido como “Gari Quebradeira”, já que costuma alegrar a galera com dança durante a coleta, ele é um dos rostos que estrelam a campanha Humanos.
“Eu fiquei feliz demais em ver o meu rosto aqui no caminhão, uma coisa que eu nunca imaginei”, confessou Alex. “Um amigo me mandou um vídeo chorando, feliz de me ver estampado pela cidade. É muito satisfatório”, diz.
Alex trabalha na coleta de Salvador há dois anos e é sinônimo de alegria por onde passa. “Tem sido maravilhoso desde que eu comecei. Eu gosto de coletar dançando, levando alegria e a galera se amarra”.