Com o objetivo de transformar jornais em ferramentas de aprendizado, os professores da rede municipal de ensino de Candeias, na Região Metropolitana de Salvador, participaram, nesta terça-feira (26), de um encontro formativo promovido pelo Programa A TARDE Educação, do Grupo A TARDE, em parceria com a Prefeitura da cidade.
A formação, realizada na sede da Secretaria de Educação (Seduc), foi conduzida por Jéssica Gouveia, pedagoga do Programa.
“O uso do jornal como recurso pedagógico assume um papel estratégico, pois conecta o ensino às práticas reais de leitura e escrita do cotidiano, favorecendo o desenvolvimento de competências que vão além da sala de aula. A formação docente, portanto, precisa preparar professores para trabalhar com materiais ricos e desafiadores, como o jornal, ampliando a leitura de mundo dos alunos e promovendo o pensamento crítico, essencial em uma sociedade letrada”, destacou.
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Durante o encontro, os docentes discutiram temas fundamentais para o processo de ensino, como as etapas da alfabetização, métodos pedagógicos, letramento, desafios enfrentados em sala de aula e estratégias para potencializar o aprendizado.
A professora e técnica pedagógica da Seduc, Fabrícia dos Santos, destacou a relevância do encontro para a melhoria da prática docente.
“Essa formação é muito importante porque dialoga com o tema anual da alfabetização e letramento. É mais uma oportunidade de trocar experiências e discutir o uso de ferramentas, como o jornal, para alfabetizar e, ao mesmo tempo, desenvolver o letramento dos estudantes. Além disso, a formação também contribui para a recomposição das aprendizagens, um ponto essencial no cenário atual”, concluiu.
Programa A TARDE Educação
O A TARDE Educação iniciou as atividades em 1996 e hoje é uma das mais consolidadas iniciativas brasileiras no uso da comunicação para a área educacional. Com um prêmio internacional World Young Reader Prize (2012),que destaca projetos que promovam a formação de leitores, o A TARDE Educação possui ampla rede de parcerias, contribuindo para o desenvolvimento de redes públicas de ensino.