28º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

Música da Bahia - 14/12/2024, 06:45 - Artur Soares*

25 anos: Mambolada celebra história com turnê especial

Banda comemora aniversário com shows pela Bahia

Rafique Saade comanda a banda Mambolada
Rafique Saade comanda a banda Mambolada |  Foto: Raphael Muller / Ag. A TARDE

O ano está chegando ao fim, mas a história da banda Mambolada está longe de acabar. Comemorando 25 anos de existência, em janeiro de 2025, o grupo começou os preparativos para mais um aniversário. Além do lançamento da canção 'Sem compromisso', que é a aposta da banda para o verão, a Mambolada também vai fazer uma turnê pela Bahia em celebração às mais de duas décadas de história.

Criada em 1º de janeiro de 2000, a Mambolada se destacou no cenário musical por conta de sua mistura de ritmos afro-caribenhos. Apesar de ainda não poder confirmar a data e local das apresentações, o vocalista da banda, Rafique Saade, revelou alguns spoilers das cidades que estão no roteiro da turnê. “Estamos arquitetando uma turnê passando por cidades que têm uma história com a Mambolada, como é o caso de Salvador, Feira de Santana e Ilhéus”, revelou em entrevista ao MASSA!.

Imagem ilustrativa da imagem 25 anos: Mambolada celebra história com turnê especial
Foto: Raphael Muller / Ag. A TARDE

Comandar um projeto há 20 anos não é tarefa fácil. Rafique ressalta que, apesar da responsabilidade ser grande, também é um enorme prazer continuar ao lado de seus companheiros. “Não deixa de ser uma responsabilidade, mas é uma alegria muito grande participar de um projeto tão longevo. Só me trouxe alegrias, é uma trajetória muito bacana”, enfatizou.

A Bahia é um estado reconhecido pela forte presença do axé e do pagode. O cantor assume que inicialmente foi um pouco complicado liderar um projeto que fugia dessas duas vertentes. “Não digo que isso foi um obstáculo, mas foi uma vitória muito grande poder se posicionar no mercado e ser reconhecido”, acrescentou.

Para o músico, o segredo para continuar mantendo o sucesso é se manter ligado nas novidades do mercado musical. “Acho que é por sempre estarmos antenados para as novidades, novas linguagens e novas formas de fazer música, sempre preocupados em ter um texto bacana”, detalhou. E se engana quem pensa que a turnê e a nova música serão os dois únicos presentes no aniversário da Mambolada. “Também tem o audiovisual que foi gravado à beira da praia e músicas autorais. Vai ser um ano muito festivo, alegre e feliz”, pontuou Rafique.

Novo som inspirado no Queen

O novo som da Mambolada promete deixar todo mundo dançando. 'Sem Compromisso' conta com uma pegada dançante, sendo a aposta da banda para o verão. A canção fala sobre viver relações sem amarras. A proposta da produção é ser uma releitura de 'I Want to Break Free', música mundialmente conhecida da banda britânica Queen. “A gente baianizou e demos uma pegada mais popular para a música, dando a oportunidade para quem ainda não conhecia o trabalho do Queen, ficar conhecendo por meio de nossa versão”, detalhou o vocalista.

Essa não é a primeira vez que o grupo entrega uma nova versão de uma canção famosa. A música ‘Só com você’, um dos clássicos da Mambolada, é um remake de 'Fruit de la Passion', do cantor Francky Vincent, um artista de Guadalupe, um grupo de ilhas no sul do mar do Caribe. “Fora as canções autorais, a gente tem esse traço de revisitar algumas bandas e alguns artistas para fazer essas novas versões”, explicou.

Imagem ilustrativa da imagem 25 anos: Mambolada celebra história com turnê especial
Foto: Raphael Muller / Ag. A TARDE

A Mambolada ficou conhecida por trabalhar com ritmos populares na América Latina. Apesar de ser uma grande mudança, Rafique aponta que o trabalho de Freddie Mercury é uma inspiração para qualquer um. “Apesar de serem universos musicais completamente diferentes, o Queen não deixa de ser uma referência para qualquer artista, é um trabalho belíssimo”, contou.

Depois de explorar o rock britânico, a banda já mostra interesse em outro estilo musical completamente diferente. “Ultimamente a gente tem escutado muito Dj Tyson, que é um artista haitiano muito conhecido. Ele defende o ritmo musical kompa. Nós gravamos um audiovisual olhando para esse ritmo, esse artista, o timbre dele. A gente tem escutado muito e produzido muito em cima do kompa”, revelou.

*Sob supervisão do editor Jefferson Domingos

exclamção leia também