26º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

Festa no Centro - 10/09/2023, 11:37 - Clara Oliveira

20ª Parada do Orgulho LGBTQIAP+ terá serviços de saúde

Espaço também contará com com testagens gratuitas na hora para HIV e sífilis

Também serão realizadas  ações e atividades educativas e artísticas em saúde
Também serão realizadas ações e atividades educativas e artísticas em saúde |  Foto: Divulgação / PMS

A 20ª Parada do Orgulho LGBTQIAP+ , que acontece neste domingo (10), vai ter pela primeira vez um módulo de saúde para atendimento ao público. Disponibilizada pela Prefeitura de Salvador, a estrutura funcionará na Praça do Campo Grande, em frente ao Teatro Castro Alves (TCA), das 10h às 18h.

O espaço que contará com atendimentos urgentes e emergentes, também terá o serviço “Fique Sabendo”, com testagens gratuitas na hora para HIV e sífilis, autotestes para detectação do HIV, emissão de cartão SUS com nome social, distribuição de insumos para prevenção combinada, preservativos, entre outros.

O teste rápido acontecerá por meio da punção digital e o resultado sairá após 20 minutos. As pessoas que receberem o resultado positivo serão encaminhadas para tratamentos nos serviços de referência, já aqueles com resultado positivo para sífilis poderão iniciar imediatamente o tratamento. Para os indivíduos com resultado negativo para HIV e com interesse na PrEP, profilaxia pré-exposição HIV, também poderão sair com sua consulta agendada para iniciar a PrEP.

Ao lado do módulo de saúde, serão realizadas em estandes ações e atividades educativas e artísticas em saúde, em parceria com ONGs e instituições, como exemplo do Bonde Universitário da UFBA, e o Rolê da Prevenção, do Motirô-BA.

exclamção leia também