
Ainda faltam alguns dias para a abertura oficial do Carnaval de Salvador; porém, as logísticas que ocorrem por trás dos bastidores, para que a maior festa de rua ocorra dentro das normalidades, já foram iniciadas há um tempo. Enquanto umas já estão em andamento, outras estão prestes a serem iniciadas. É o caso da fiscalização em trios elétricos e carros de apoio que estarão nos circuitos das festas na edição 2026, que começará nesta segunda-feira (26), no Parque de Exposições da capital baiana. A ação preventiva será realizada de forma integrada entre profissionais do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e outros órgãos do Governo do Estado, como explica o diretor-geral do Detran, Max Passos.
“Essa vistoria é feita anualmente pelo Detran, onde a gente certifica se os carros realmente estão em condições de trafegar, de fazer o percurso que têm que fazer. Isso é muito importante, porque trata-se de segurança no trânsito e, principalmente, segurança para os foliões. Teremos também o Corpo de Bombeiros fazendo a parte da corporação, a Polícia Militar também fazendo o que compete a ela. Então, isso tudo é um conjunto de ações do Governo do Estado para garantir um Carnaval de tranquilidade, de paz e, sobretudo, um Carnaval com segurança para as pessoas que vão sair de suas casas para as ruas curtir”, detalhou em entrevista ao MASSA!.

Cerca de 200 veículos — da categoria carroceria trio elétrico — devem ser vistoriados pelas equipes. Só depois dessa fiscalização que os condutores saberão se os carros estão aptos a desfilar nos circuitos. Segundo orientações do Detran, além de toda a parte documental de veículos e também dos condutores, equipamentos obrigatórios, pneus, itens de segurança (cinto, faróis, etc.).

Equipes do Departamento de Polícia Técnica e Polícia Civil também vão atuar nas vistorias. “A antecipação das vistorias garante mais tempo de ajustes das demandas necessárias”, pontuou o coordenador do Detran.
Leia Também:
Ainda de acordo com Max, os preparativos envolvendo os veículos não se limitam apenas às fiscalizações técnicas. “Depois, também vamos ter um seminário para quem conduz os carros de trio elétrico, quem conduz os carros no Carnaval. Vamos participar de um seminário no Detran, do dia 9 ao dia 12, com várias palestras, para poder aconselhar essas pessoas e mostrar para elas como é importante andar correto, respeitar as leis de trânsito e poder estar com o carro realmente completamente em condição de trafegar”, destacou Max.
