28º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Carnaval

Se ligue - 17/02/2026, 17:17 - Yuri Abreu/Portal A TARDE

Perdeu alguma coisa na folia? Saiba como recuperar seus pertences

Mais de 70 documentos estão sendo recolhidos por dia neste Carnaval

Gringos também estão perdendo os documentos
Gringos também estão perdendo os documentos |  Foto: Yuri Abreu/Portal A TARDE

Entre a alegria e a agonia de viver um Carnaval em Salvador, uma coisa é certa: algum folião vai perder seus pertences. Normalmente a perda de um objeto ou documento dá muita dor de cabeça, mas para ajudar na missão de resgatar pertence perdido a Polícia Militar faz um trabalho essencial há mais de 20 anos.

Além de documentos como carteira de identidade, a galera também perde óculos, chave de carro e até câmera digital. O capital Salatiel destacou o que acontece quando um material é encontrado. "Quando o documento é perdido, ele é recolhido e levado por populares ou por policiais para os postos policiais. Nesses postos, nos temos uma urna. Dentro dela são colocados esses que são trazidos aqui para a Ouvidoria", diz ele, referindo-se ao espaço que fica no Quartel General da PM, nos Aflitos.

Logo depois, quando os documentos chegam a Ouvidoria, eles passam por um processo de higienização, catalogação e posteriormente são colocados no sistema da Polícia Militar, que pode ser acessado pelo cidadão através do site do órgão.

Leia Também:

De acordo com o capitão, a busca deve ser feita pelo cidadão antes de se dirigir até a sede da corporação. No período do Carnaval, o atendimento ocorre sem parar. A partir de quinta-feira (19), o cidadão só poderá fazer a retirada em um posto do SAC no Shopping Barra, das 9h às 17h.

Carteiras também são esquecidas pela galera
Carteiras também são esquecidas pela galera | Foto: Yuri Abreu/Portal A TARDE

"A ouvidoria possui também policiais bilingues para atender aquele turista que vem de fora do país", completa o capitão Salatiel, destacando que, entr os documentos perdidos pelos gringos, estão uma carteira de habilitação de uma turista da Austrália, uma identidade de um México e até mesmo um RG brasileiro de uma cidadã norte-americana.

Leia Também:

Recolhimento

Ainda segundo o agente, nesta folia, foram recolhidos cerca de 70 documentos por dia. Os números serão atualizados após o fim da folia, na quarta-feira de Cinzas.

"Nosso foco principal é justamente na documentação. Inclusive, 83% da documentação é composta de RG e CNH", afirma o capitão associando a expectativa da corporação de que os números fossem menores em 2026, já que alguns documentos podem ser acessados digitalmente pelo celular.

A partir desta quinta (19), os foliões esquecidos terão 60 dias para a retirada dos documentos. Caso o procedimento não seja feito, eles serão encaminhados ao Instituto de Identificação Pedro Mello, localizado nos Barris.

exclamção leia também