
Os trabalhadores da Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) são uma peça fundamental para que o Carnaval da capital baiana aconteça. Bem humorados, os garis equilibram o dever e a curtição enquanto realizam a higiene dos circuitos da folia.
A Limpurb criou o grupo Limp Dance, que reúne garis para momentos de descontração e dança durante o Carnaval e festas populares de Salvador, fazendo sucesso com coreografias tanto nas redes sociais quanto nas ruas da cidade.

Leia Também:
Conheça essa galera
Para Flaviana Lúcia dos Santos, de 40 anos, fazer parte do grande time de profissionais da Limpurb é motivo de muito orgulho e satisfação. Moradora do bairro Largo do Tanque, ela vê os colegas de farda como familiares.
“Eu trabalho há 9 anos como gari. A minha história começou quando eu saí de um emprego, fiquei afastada e entrei nessa casa aqui de limpeza urbana, me adaptei. O trabalho é bom, a gente faz amizade, é praticamente uma família e no Carnaval é isso aqui que a gente faz: a gente trabalha e se diverte ao mesmo tempo”, declara.

Apaixonada por dança e super carismática, Flaviana adora a oportunidade de acompanhar um pouco das apresentações dos trios elétricos, mas sempre se lembra da responsabilidade que é dar conta das tarefas estabelecidas para o grupo de limpeza.
“Temos que limpar e deixar tudo prontinho e bonitinho para os foliões e para a gente também, mas dá para curtir os shows bastante, temos que meter nossa dança, nossos passinhos, é a melhor parte e não dá para ficar sem”, explica.

Quem também se joga na dança quando trabalha é Ramon Conceição, de 31 anos. Ele é do Jardim Cajazeiras e trabalha na Limpurb há quatro anos. Esse é o segundo Carnaval em que ele atua na limpeza de passarela e se emociona ao falar sobre a função que exerce.
“Manter a cidade limpa e além disso a gente se diverte. Não tem coisa melhor para mim do que trabalhar e se divertir ao mesmo tempo”, afirma.

O jovem finalizou confessando que está com altas expectativas para a folia de 2026: “O meu primeiro ano foi maravilhoso e o segundo eu creio que vai ser também, porque o primeiro dia é hoje e eu creio que a gente ainda tem mais seis dias pela frente e vai ser maravilhoso, vou ter boas histórias”.
