26º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Carnaval

Elas no comando - 05/02/2026, 07:00 - Vitória Sacramento

Expo Carnaval valoriza artesanato e empreendedorismo feminino

A feira reúne 12 empreendedoras, que apresentam produtos autorais e feitos à mão

Peças que são produzidas pelas mulheres
Peças que são produzidas pelas mulheres |  Foto: Divulgação

O clima do Carnaval já toma conta do Shopping Center Lapa com a realização da Expo Carnaval, que acontece até o dia 13 de fevereiro, na Praça de Eventos do piso L1. A iniciativa é fruto de uma parceria com a Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ) e tem como objetivo valorizar o artesanato, fortalecer o comércio local e dar visibilidade a mulheres empreendedoras no período que antecede uma das maiores festas populares do país.

A feira reúne 12 empreendedoras, que apresentam produtos autorais e feitos à mão, funcionando como uma vitrine da economia criativa. Entre os itens disponíveis estão acessórios, fantasias, bijuterias, roupas em crochê e peças voltadas para o público infantil, incluindo propostas sustentáveis. Tops, brincos, saias, acessórios de cabeça e headpieces fazem parte da variedade de opções para diferentes estilos e faixas etárias.

Para a secretária municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude, Fernanda Lordêlo, a iniciativa vai além da comercialização de produtos. “A Expo Carnaval é uma iniciativa que valoriza o empreendedorismo feminino em um dos momentos mais simbólicos da nossa cidade. O Carnaval é tempo de alegria, expressão e identidade, e a Expo traduz esse espírito ao dar visibilidade ao trabalho das mulheres artesãs, fortalecendo a autonomia financeira e promovendo oportunidades por meio dessa política pública”, afirma.

Entre as expositoras está Dulce Ferreira, da marca Peteteka Laços, que encontrou no artesanato uma alternativa profissional após perder o emprego durante a pandemia da Covid-19. “Surgiu depois que fiquei desempregada no período da Covid. Vi alguns vídeos no YouTube e comecei a fazer para minha sobrinha e vizinhas. Gostei e até hoje trabalho apenas com laços e acessórios de Carnaval e São João”, relata.

Leia Também:

Na Expo Carnaval, Dulce comercializa clips para cabelo, tops, ombreiras com sobreposição em pérolas e chatons, além de placas decorativas com frases. Segundo ela, a receptividade do público tem sido positiva.“O que mais tem sido vendido são os acessórios para cabelo e o tererê”, destaca.

Peças são expostas no shopping
Peças são expostas no shopping | Foto: Divulgação

De acordo com a expositora, algumas tendências se destacam neste Carnaval. “A tendência é o crochê, muito brilho, paetê e flores. A procura maior é por tops e ombreiras coloridas, com bastante brilho”, afirma.

Outra participante é Rosana Ventura, do Atelier Anna Rosa, que atua com artesanato desde 2011. Natural de Volta Redonda, no Rio de Janeiro, ela conta que foi em Salvador que se identificou com o crochê e passou a produzir peças voltadas para o Carnaval.

“Queria um brinco de crochê para usar com turbante e não encontrei. Então fiz algumas pesquisas e aprendi sozinha. No início era para uso pessoal, mas amigas e até desconhecidas começaram a pedir”, explica.

Segundo Rosana, os acessórios coloridos dialogam diretamente com a identidade cultural da festa “Os brincos coloridos, além de serem acessórios de verão, combinam muito com o Carnaval baiano”, completa.

exclamção leia também