
Entre a alegria e a agonia de viver um Carnaval em Salvador, uma coisa é certa: algum folião vai perder seus pertences. Normalmente a perda de um objeto ou documento dá muita dor de cabeça, mas para ajudar na missão de resgatar pertence perdido a Polícia Militar faz um trabalho essencial há mais de 20 anos.
Além de documentos como carteira de identidade, a galera também perde óculos, chave de carro e até câmera digital. O capital Salatiel destacou o que acontece quando um material é encontrado. "Quando o documento é perdido, ele é recolhido e levado por populares ou por policiais para os postos policiais. Nesses postos, nos temos uma urna. Dentro dela são colocados esses que são trazidos aqui para a Ouvidoria", diz ele, referindo-se ao espaço que fica no Quartel General da PM, nos Aflitos.
Logo depois, quando os documentos chegam a Ouvidoria, eles passam por um processo de higienização, catalogação e posteriormente são colocados no sistema da Polícia Militar, que pode ser acessado pelo cidadão através do site do órgão.
Leia Também:
De acordo com o capitão, a busca deve ser feita pelo cidadão antes de se dirigir até a sede da corporação. No período do Carnaval, o atendimento ocorre sem parar. A partir de quinta-feira (19), o cidadão só poderá fazer a retirada em um posto do SAC no Shopping Barra, das 9h às 17h.

"A ouvidoria possui também policiais bilingues para atender aquele turista que vem de fora do país", completa o capitão Salatiel, destacando que, entr os documentos perdidos pelos gringos, estão uma carteira de habilitação de uma turista da Austrália, uma identidade de um México e até mesmo um RG brasileiro de uma cidadã norte-americana.
Leia Também:
Recolhimento
Ainda segundo o agente, nesta folia, foram recolhidos cerca de 70 documentos por dia. Os números serão atualizados após o fim da folia, na quarta-feira de Cinzas.
"Nosso foco principal é justamente na documentação. Inclusive, 83% da documentação é composta de RG e CNH", afirma o capitão associando a expectativa da corporação de que os números fossem menores em 2026, já que alguns documentos podem ser acessados digitalmente pelo celular.
A partir desta quinta (19), os foliões esquecidos terão 60 dias para a retirada dos documentos. Caso o procedimento não seja feito, eles serão encaminhados ao Instituto de Identificação Pedro Mello, localizado nos Barris.
Carnaval é no A TARDE Folia!
Acompanhe todos os detalhes do Carnaval de Salvador em uma transmissão com imagens ao vivo. Diretamente do Observatório A TARDE, no circuito Dodô, Silvana Freire e Marrom comandam a live do A TARDE Folia, no YouTube, trazendo o clima da festa em tempo real.
Além disso, nossas equipes de reportagem estão espalhadas por todos os circuitos oficiais da festa, garantindo informação de qualidade e a cobertura completa de tudo o que acontece na maior festa de rua do mundo. Carnaval é no A TARDE Folia!
