28º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Carnaval

Na segunda - 17/02/2026, 09:00 - Rebeca Nascimento e Vitória Sacramento

De pierrot a suingueira: confira como foi o Carnaval em Plataforma

Festa carnavalesca agitou o Subúrbio nesta segunda-feira (16)

Pierrot bailando ao som dOz Polêmicos
Pierrot bailando ao som dOz Polêmicos |  Foto: Denisse Salazar / Ag. A TARDE

Fazendo parte das mais de 20 localidades que compõem o Subúrbio Ferroviário de Salvador, Plataforma é um dos bairros mais antigos da região. Com origens que remontam ao século XVI, o local, além de histórico, é festeiro — e foi exatamente essa energia que o público sentiu durante o Carnaval do bairro nesta segunda-feira (16).

Com muita suingueira, a banda 'Oz Polêmicos' fez a galera 'meter passos orgânicos'. Ao MASSA!, o cantor Dieguinho expressou a alegria de cantar para o público local: "É trazer alegria e pagodão para esse povo; muita suingueira, energia positiva e muito axé".

Pierrot

Se a tradição do pierrot já se perdeu em alguns lugares, em Plataforma a história é diferente. Resistindo às mudanças do tempo, o bloco Pierrot Tradição segue firme e forte. "Eu tenho 63 anos; [o pierrot] é para criança, idoso, para todo mundo", disse Dona Ana Lúcia, que desfila no bloco há 23 anos.

Tradição momesca perdura em Plataforma
Tradição momesca perdura em Plataforma | Foto: De

Gurizada

Se tem um público que marcou presença na folia deste ano, foi o infantil. Com muita cor, brilho e spray de espuma, a galerinha fez a festa em Plataforma.

Para uma analista de recursos humanos, que estava acompanhada das sobrinhas Cecília (1 ano e 6 meses) e Sofia (9 anos), curtir o Carnaval perto de casa possibilitou que as crianças aproveitassem a festa com tranquilidade: "Dá para curtir aqui, está muito bem organizado".

Quem também estava com os 'guris' era a vendedora Débora de Souza. Ela levou o filho Davi (12 anos), o sobrinho Gabriel (5 anos) e a neta Aila (4 anos) para se divertirem na folia momesca, destacando que escolheu o bairro por economia e segurança.

Débora e família
Débora e família | Foto: Denisse Salazar / Ag. A TARDE

"Primeiro que não tem dinheiro para levar essas crianças todas para a rua [circuitos centrais], e também tem a questão da violência", afirmou Débora, enquanto os pequenos aproveitavam a festa.

exclamção leia também