26º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Carnaval

Prevenção - 06/11/2025, 23:30 - Da Redação

Condições de trabalho no Carnaval serão discutidas em Salvador

Pacto de Promoção do Trabalho Decente no Carnaval de Salvador será assinado nesta sexta-feira (7), no Mercado Modelo

Mais de 300 ambulantes foram resgatados em situações de trabalho degradante em 2025
Mais de 300 ambulantes foram resgatados em situações de trabalho degradante em 2025 |  Foto: Ministério do Trabalho e Emprego

O Mercado Modelo, em Salvador, será o ponto de encontro entre autoridades dos governos federal, estadual e municipal, que se reúnem nesta sexta-feira (7) a fim de formalizar o Pacto de Promoção do Trabalho Decente no Carnaval de Salvador. Somente este ano, o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) resgatou do circuito mais de 300 ambulantes em condições de trabalho degradantes.

Leia Também:

A reunião entre o ministro do Trabalho, Luiz Marinho, o governador Jerônimo Rodrigues e o prefeito Bruno Reis visa formalizar o pacto para mudar essa realidade e fazer com que a maior festa de rua do Brasil e do planeta seja referência não só de alegria, mas de trabalho decente.

O secretário de Qualificação, Emprego e Renda do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Magno Lavigne, que acompanhou todo o processo, explica que o pacto foi uma iniciativa do MTE, que chamou os demais entes para uma reunião. Participaram pelo Governo do Estado o secretário Augusto Vasconcelos (Setre), a Prefeitura de Salvador, representada pelo secretário Décio Martins (Semop), e o presidente da Comissão de Trabalho da Câmara dos Deputados, deputado federal Leo Prates. Representantes do setor produtivo e dos trabalhadores também foram ouvidos pelo MTE.

Reunião acontece no Marcado Modelo
Reunião acontece no Marcado Modelo | Foto: Luan Vitor

"Pela primeira vez juntamos os três entes federativos com a intenção de que o Carnaval de Salvador seja palco de trabalho decente. Nosso interesse é fortalecer as políticas públicas que estão dando certo e fazer com que o Carnaval de Salvador, a grande vitrine de eventos no país, seja referência na alegria e no trabalho decente", informa Lavigne.

Pacto quer tornar o Carnaval mais seguro para os trabalhadores
Pacto quer tornar o Carnaval mais seguro para os trabalhadores | Foto: Leilane Teixeira/AG. A TARDE

Após a assinatura do pacto, haverá um prazo de um mês (30 dias) para apresentação de um plano de trabalho pelas partes envolvidas. Estima-se que cerca de 20 mil trabalhadores atuem diretamente nas atividades do Carnaval de Salvador, como vendedores ambulantes, catadores de material reciclado e cordeiros. Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), trabalho decente é aquele exercido em condições de liberdade e equidade, que proporciona rendimentos adequados, jornada de trabalho decente e ambiente seguro.

exclamção leia também