
Salvador vai receber, nesta terça-feira (17), um reconhecimento que é a cara da cidade: o certificado do Guinness World Records pela maior coleta de material reciclável já registrada em uma festa de rua.
A entrega do certificado acontece no Campo Grande, e reúne o prefeito Bruno Reis e representantes das cooperativas envolvidas.
83 toneladas na raça
Durante o Carnaval 2026, os catadores autônomos e cooperativados mostraram o poder da categoria: foram 83.053,3 kg de recicláveis retirados do circuito, latinhas, PET, embalagens plásticas e tudo mais que poderia virar lixo no chão, mas virou renda e matéria-prima.
Os materiais foram recolhidos entre os dias 12 e 16 e enviados para as Centrais de Apoio ao Catador no Politeama, Ladeira da Montanha, Barra, Paripe e Periperi, onde passaram por triagem e venda justa.
O reconhecimento é deles
“Esse certificado é totalmente resultado do trabalho dos catadores e catadoras”, reforçou o dr. Joilson Santana, do Centro de Arte e Meio Ambiente (CAMA), destacando o papel essencial da categoria na maior festa de rua do planeta.
A operação reuniu cerca de dez cooperativas, em parceria com o CAMA e o Fórum Estadual de Lixo e Cidadania, com apoio do Governo do Estado e de empresas privadas.
Salvador atropela o Rio
O volume supera em cinco vezes o recorde anterior, registrado em 2023, no Carnaval do Rio de Janeiro, com 8,8 toneladas (8.825 kg) de latas de alumínio recolhidas durante os desfiles das escolas de samba na Marquês de Sapucaí.

"Hoje eu venho fazer o anúncio oficial, de uma tentativa que já foi conquistada nesses últimos dias. É a maior quantidade de latas de alumínio coletadas para reciclagem em uma semana", declarou Camila Borenstain, representante do Guiness Book.
Salvador entra novamente para o nosso livro dos recordes com 46.130kg. coletados
representante do Guiness Book Camila Borenstain
Em 2025, a capital baiana já havia entrado para o Guiness Book, como a cidade com o maior carnaval de trio elétrico.
