
O Carnaval de Salvador é a maior festa de rua do mundo e movimenta não apenas foliões e artistas, mas também milhares de trabalhadores que garantem a infraestrutura da festa, como ambulantes, catadores e comerciantes. Para aqueles que precisam levar seus filhos ao circuito, a preocupação com o bem-estar das crianças é uma realidade. Pensando nisso, o Comitê de Proteção Integral aos Direitos Humanos lançou uma campanha de arrecadação de brinquedos novos para crianças e adolescentes que serão acolhidos nos Centros de Acolhimento do Carnaval 2025.
Leia Também:
O objetivo da ação é garantir um ambiente seguro e acolhedor para os filhos desses trabalhadores enquanto seus responsáveis garantem a renda extra durante a folia. Os Centros de Acolhimento, além de oferecer abrigo, alimentação e segurança, proporcionam atividades lúdico-pedagógicas para tornar o período mais leve e divertido para os pequenos. Ao final do Carnaval, cada criança poderá levar para casa um brinquedo como lembrança desse período.
As doações podem ser feitas até esta quarta-feira (26). Os brinquedos precisam ser novos, embalados e identificados com a faixa etária recomendada, para crianças de 0 a 17 anos. Os pontos de coleta são o Conselho Estadual de Direitos da Criança e do Adolescente (CECA), localizado no térreo da SJDH, na Avenida Luís Viana Filho, 3ª Avenida, 390, no CAB, em Salvador, e a sede da SPMJ, no Edifício Cidade do Salvador, situado na Avenida Estados Unidos, nº 397, 5º andar, no bairro do Comércio.
“A importância dessa campanha é que cada criança, ao sair, possa levar para sua casa um brinquedo que foi doado. Isso acontece porque elas passaram seis dias nos Centros de Acolhimento, onde tiveram acesso a atendimento lúdico, psicológico, de entretenimento, lazer e educação. Porém, na saída, muitas querem levar um brinquedo consigo e, muitas vezes, não há brinquedos suficientes para todas. Daí surgiu a ideia da campanha, para que todas possam sair com algo para continuar brincando em casa”, explica Iara, coordenadora de Proteção aos Direitos de Crianças e Adolescentes da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH).
A campanha é coordenada pela Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), e pelo Governo do Estado, por meio da SJDH. A ação faz parte do Plantão Integrado dos Direitos Humanos, iniciativa que atua durante o Carnaval para garantir a proteção de grupos vulneráveis.
Além da campanha de arrecadação de brinquedos, o Plantão Integrado dos Direitos Humanos promoverá diversas ações de proteção a crianças, adolescentes e outros grupos vulneráveis durante o Carnaval. A iniciativa contará com postos fixos nos circuitos Osmar (Campo Grande) e Barra/Ondina, além de um ponto focal na Estação da Lapa, para receber denúncias de violações de direitos.
Haverá distribuição de pulseiras de identificação para crianças, adolescentes e pessoas com surdez, além da campanha Respeito é Nosso Direito, que combate racismo, LGBTfobia e capacitismo. O Procon-BA também participará da operação, fiscalizando estabelecimentos comerciais e camarotes para garantir acessibilidade e combater abusos contra consumidores.
Segundo Iara, a atuação do Plantão Integrado é essencial para assegurar o direito à participação de todas as populações vulneráveis no Carnaval, evitando violações. “O Plantão é importantíssimo e contribui na medida em que assegura de forma protegida a participação de crianças, adolescentes, população LGBTQIAPN+, pessoas idosas, pessoas com deficiência, consumidores e mulheres”, destacou.